UPA de Poços é qualificada pelo Ministério da Saúde

Unidade local vai receber mais R$ 250 mil por mês do Governo Federal

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas foi qualificada pelo Ministério da Saúde. Com a portaria, publicada na última terça-feira (26), no Diário Oficial da União, a UPA do município passa a receber do Governo Federal mais R$ 250 mil por mês para auxiliar no custeio do equipamento.
O processo de qualificação da unidade local teve início logo após a inauguração da UPA, em julho do ano passado. O equipamento passou por vistorias técnicas da equipe do Ministério da Saúde, que constatou que a unidade de Poços de Caldas vem cumprindo as exigências solicitadas para UPA tipo 3. Entre os requisitos avaliados estão, por exemplo, o número de plantonistas e o cumprimento da classificação de risco para os atendimentos.
“A avaliação do Ministério da Saúde atesta a qualidade do serviço quem vem sendo prestado na UPA. Cabe ressaltar que, antes da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, o município arcava sozinho com todo o custo de urgência e emergência realizado na antiga Policlínica. Agora, é diretriz da rede de Urgência e Emergência e determinação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço a captação de recursos junto aos governos estadual e federal, mesmo porque a UPA tem abrangência regional e atende a uma base populacional de 250 mil habitantes”, explica a secretária de Saúde, Fátima Livorato.
O custeio mensal da UPA é de cerca de R$ 1,3 milhão. Com a qualificação, a unidade passará a receber R$ 500 mil do Governo Federal por mês, já que o incentivo de R$ 250 mil recebido desde outubro de 2014 foi duplicado. Além disso, a unidade recebe também R$ 125 mil mensais do Governo do Estado.
Atendimento
A UPA realiza uma média de 400 a 600 atendimentos a cada 24 horas. O atendimento segue a classificação de risco. “Com o início das atividades da UPA, a população tem melhores condições de acomodação, ala específica para pediatria, leitos de isolamento e laboratório próprio, por exemplo”, destaca a secretária.
Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço avalia que a qualificação da UPA é fruto do trabalho sério desenvolvido pela Secretaria de Saúde, dentro da política de reestruturação dos serviços de saúde no município.