Programa de Tabagismo será descentralizado

Profissionais que atuam nas unidades de saúde foram capacitados durante esta semana

Todas as unidades Básicas de Saúde de Poços  irão desenvolver, ainda este ano,o  Programa Municipal de Tabagismo. A descentralização faz parte da estratégia de aproximar os serviços de saúde da população, já que antes era oferecido apenas em uma unidade, no centro da cidade. A partir de julho, oito unidades já estarão oferecendo o programa, que  é composto por reuniões, com abordagem cognitivo-comportamental e distribuição de medicamentos, quando necessário.
Iniciando o processo de descentralização, a  Secretaria Municipal de Saúde realizou, de  25 a 28 de maio, na Faculdade Pitágoras, a capacitação dos médicos, enfermeiros e odontólogos da Estratégia Saúde da Familia; profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e farmacêuticos da rede municipal, totalizando 102 profissionais. A capacitação foi realizada segundo o modelo preconizado pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo/Instituto Nacional de Câncer /Ministério da Saúde.
Com o processo de descentralização do serviço, haverá ampliação do acesso da população ao tratamento do tabagismo. “Já no  mês de julho,  será possível a realização do tratamento em oito Unidades Básicas de Saúde e, a partir do mês de outubro, o tratamento será oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde”, informa Camila Ferreira Bacelar, da equipe de coordenação de PSF.