Poços de Caldas já tem 80% das escolas públicas com Educação em Tempo Integral

mais educacao 01

Aproximadamente 80% das escolas públicas de Poços de Caldas já contam com Educação em Tempo Integral. Pela Meta 6 do Plano Nacional de Educação, até 2024, 50% das escolas públicas devem oferecer este atendimento para 25% dos alunos da Educação Básica.
Os índices foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, com o objetivo de colaborar com os municípios no planejamento de estratégias educacionais em relação ao cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005 de 2014).
“Os indicadores disponibilizados pelo MEC apontam que, hoje, o atendimento em nosso município já é superior a estas metas. Em âmbito municipal, garantimos esse atendimento em tempo integral por meio do Programa Mais Educação, do Governo Federal, e do Programa Municipal da Juventude”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.
Em relação ao quantitativo de escolas, 79,7% das unidades escolares públicas de Poços de Caldas permanecem com os alunos por, pelo menos, 7 horas. No Brasil, o índice é de 34,7% e, em Minas Gerais, é 44,1%. Em termos regionais, Pouso Alegre tem 66,7% de atendimento e, em Varginha, o índice é de 50%.
Já em relação ao número de alunos, o índice do Brasil é 13,2%, Minas Gerais 11,7% e, em Poços de Caldas, o índice de atendimento é de 26,1%. Na região, Alfenas atende 16,4% dos alunos, Pouso Alegre 10,8% e Varginha 9,7%.
Em âmbito municipal, 14 escolas aderiram ao Programa Mais Educação. Destas, 13 já estão com o programa em funcionamento e uma aguarda liberação dos recursos pelo MEC. Além disso, Poços de Caldas conta com oito unidades do Programa Municipal da Juventude, que realizam atendimento aos estudantes no contraturno escolar.
Atividades
Os dois programas oferecem atividades como educação ambiental, esportes, informática, musicalização, arte, agroecologia e acompanhamento pedagógico.
“Entendemos que o contraturno é um momento importante para o aprendizado e para o desenvolvimento de todas as potencialidades de cada estudante. A equipe da Secretaria Municipal de Educação acompanha e apóia o trabalho desenvolvido nestas unidades, com reuniões e visitas sistemáticas”, destaca a secretária Maria Cláudia Prezia Machado.
Educação infantil
O município conta, ainda, com aproximadamente 7 mil crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil Municipais em tempo integral. Além disso, há ainda atendimentos no Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado, que ampliam as atividades oferecidas aos estudantes de Poços de Caldas.