Prefeito lança oficialmente a “Semana Pedro Sanches”

Prefeito lançou série de eventos que acontecem a partir de segunda na cidade

Com o objetivo de homenagear o grande pioneiro no estudo das águas sulfurosas no município, a Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria de Turismo lançou, na tarde de sexta, 24, a “Semana dr. Pedro Sanches de Lemos”. O prefeito Eloisio do Carmo Lourenço fez o lançamento oficial, durante coletiva em seu gabinete. “O evento resgata não só a história deste grande homem, que foi peça fundamental para o desenvolvimento da cidade, mas também a própria história de Poços de Caldas, cuja origem e destaque nacional, se devem às suas águas milagrosas”, destacou o prefeito.
A semana coincide com o centenário de morte do primeiro médico da cidade, que fazia questão de atender a todos gratuitamente, como fez questão de frisar o historiador Roberto Teresiano, durante a coletiva de imprensa. Também a diretora das Thermas Antonio Carlos, Jussara Marrichi, que concluiu seu doutorado sobre as águas sulfurosas e o médico Pedro Sanches, destacou a importância e também os eventos. “Estarão expostas imagens originais da década de 20, e acontecerão palestras sobre a trajetória do médico e também a importância das águas termais, nas Thermas. Já no museu, haverá exposição dos objetos que pertenceram ao dr. Pedro Sanches”.
Participaram da coletiva o secretário de Turismo, Geraldo Rômulo Vilela Filho, a diretora de Turismo, Rose Lino e a coordenadora de Patrimônio Construído e Tombamento, Letícia Siqueira Loiola.
A programação conta ainda com visitas monitoradas com estudantes. O tour se inicia nas Thermas, passa pela praça que leva o nome do homenageado e segue até o Museu Histórico e Geográfico. As escolas devem ligar no telefone 3697-2317 para agendamento. Confira a programação completa:
Dia 27 de abril

18h30 – Solenidade “in memoriam” dos 100 anos de morte do Dr. Pedro Sanches
Local: Monumento ao lado do Palace Hotel

19h30 – Palestra “O Herói e suas Circunstâncias”, pelo professor de Antropologia, Stelio Marras
Lançamento da Revista “O Patrimônio”
Local: Thermas Antônio Carlos

Exposição: Pedro Sanches: “O Homem e o Mito”
Local: Museu
Horário: Terça a sábado das 12h às 18h / Domingo: Das 8h as 14h

Dia 29 de abril
15h – Mesa Redonda “A Água e sua função terapêutica no corpo humano”, com a presença de médicos e fisioterapeutas das Thermas
Local: auditório das Thermas Antônio Carlos
De 27/04 a 02/08  Exposição “As Águas Termais de Pedro Sanches de Lemos – Fotografia e Memória, no hall das Thermas Antônio Carlos

*A partir do dia 8 de maio, todas as sextas-feiras, às 13h30, haverá visitas guiadas com saída das Thermas Antônio Carlos, passando pelo Parque José Affonso Junqueira, até o Museu Histórico e Geográfico Escolas podem agendar pelo telefone 3697-2317.