Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde do Itamaraty

A unidade vai atender 4.000 pessoas da região

A Prefeitura de Poços de Caldas inaugura, na próxima segunda-feira (27), às 14h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Itamaraty, na avenida Maria Rita Lopes Pontes (Irmã Dulce), 360, no Jd. Itamaraty III. A nova unidade integra as ações de expansão da Atenção Básica em Saúde do município. A solenidade de inauguração vai contar com a presença do diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo.
A unidade vai atender 4.000 pessoas da região, com equipe completa formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio, facilitando o acesso aos serviços de saúde e melhorando a qualidade do serviço prestado. O novo prédio foi construído especialmente para abrigar a UBS Itamaraty, dentro das ações de fortalecimento da Atenção Básica do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. Foram investidos R$ 971.082,80 com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do município.
Das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, a UBS vai acolher, atender e avaliar as necessidades dos moradores. “Cabe ressaltar que a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada dos serviços de saúde do município. Até 80% dos casos podem ser solucionados na própria UBS”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato. Até agora, os moradores do Itamaraty eram atendidos na unidade do Parque Pinheiros, o que sobrecarregava a equipe.
“O nosso objetivo é fortalecer a atenção básica de saúde. Neste sentido, a Prefeitura vai entregar, até 2016, dez Unidades Básicas de Saúde à população. Esta é a sexta unidade que inauguramos, não só ampliando o serviço como melhorando a qualidade”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
A secretária municipal de Saúde informa que, desde 2013, as equipes foram ampliadas de 28 para 34, com a ampliação de 20 mil pessoas atendidas.