Pagamento do IPTU tem início

Previsão de arrecadação é de R$ 33,8 milhões

Teve início nesta quarta-feira (15), o pagamento em conta única com 8% de desconto a vista ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As datas de vencimento vão até o dia 22 de abril e estão indicadas no carnê.
O IPTU 2015 pode ser pago nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, Itaú/Unibanco, Mercantil do Brasil, HSBC, Santander, Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Sudeste de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo LTDA (SICOOB AGROCREDI), caixas eletrônicos, correspondentes credenciados pelo Banco do Brasil, Banco Postal do Brasil (na Agência Central dos Correios), correspondentes Caixa Aqui e em 12 agências lotéricas, localizadas em diversos bairros da cidade. Como acontece todo ano, a cobrança da Taxa de Coleta de Lixo está sendo efetuada em conjunto ao IPTU, nas mesmas datas estabelecidas para o pagamento do imposto.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Nestor Seabra, o IPTU constitui importante fonte de arrecadação para a cidade, sendo a quarta maior fonte de receita do município. Do total arrecadado, 25% são destinados para a manutenção e desenvolvimento do Ensino; 15% para as ações e prestação de serviços na Saúde; 6% é destinado para a Câmara Municipal e a arrecadação remanescente é destinada para implantação ou ampliação dos serviços oferecidos à população e realização de obras.
“Além disso, a melhoria no desempenho da arrecadação com o IPTU tem influência determinante na fixação do Índice de Participação do Município – IPM, no produto da arrecadação do ICMS”, explicou Seabra.
Arrecadação
Em 2015, a Prefeitura espera arrecadar com o IPTU aproximadamente R$ 33,8 milhões, representando um crescimento de 22,8% em relação ao valor arrecadado em 2014, que atingiu R$ 27,6 milhões. A previsão representa 6,7% dos R$ 507 milhões esperados como arrecadação total do município neste ano.