Você está em:

DME aprova implantação de sistema de tecnologia fotovoltaica em Poços

Placas fotovoltaicas que captam a energia solar.

Placas fotovoltaicas que captam a energia solar.


 
A DME Distribuição, através de sua Gerência de Laboratório, aprovou a instalação de um projeto de microgeração distribuída com a utilização de tecnologia fotovoltaica.  É o primeiro caso registrado, dentre seus mais de 70 mil consumidores. O sistema que utiliza o sol como fonte de energia está sendo instalado pelo próprio consumidor, sob a supervisão da DMED. A própria concessionária em outubro do ano passado, iniciou o teste de um projeto piloto nessa área, instalando em sua nova sede, painéis solares monocristalino e um inversor monofásico de 600 Watts de potência, que transformam luz solar em energia elétrica.
O consumidor pode gerar parte da energia de seu próprio consumo e usufruir dos créditos da geração excedente para compensação em sua conta de energia. Como este sistema não permite o armazenamento, a energia gerada durante o dia que não for utilizada, é enviada para a concessionária e revertida em créditos que poderão ser abatidos na conta.
O uso de sistemas de Microgeração Distribuída, como é chamado, está regulamentado pela ANEEL por meio das Resoluções Normativas nº 482/2012, nº 517/2012 e Despacho nº 720/2014, podendo ser instalado em qualquer residência, comércio ou indústria, trazendo os benefícios da energia limpa, sustentável e de economia, após o retorno do investimento. “Esperamos que por se tratar de uma fonte renovável e aproveitando as condições favoráveis em nossa região, tenhamos ainda muito mais casos registrados. As experiências que tivemos com essa implantação, servem como base para orientar os demais consumidores interessados. A normatização para instalação destes sistemas para microgeração distribuída encontra-se disponível no site da DMED – www.dmedsa.com.br/normastecnicas”, explica o gerente, Anderson Muniz.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social