Campanha 'Poços Contra a Dengue' busca eliminar focos nas casas

Agentes visitam periodicamente as residências

Foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira (30), a campanha “Poços Contra a Dengue”, que vai intensificar no município o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. As ações se voltam, principalmente, à prevenção e buscam conscientizar a população para os cuidados que devem ser tomados em casa, locais onde se concentram 87% dos focos do mosquito.
Em coletiva, o prefeito Eloísio Lourenço e a secretária Municipal de Saúde Fátima Livoratto, informaram que Poços de Caldas possui poucos casos positivos de dengue e que a situação é considerada de médio risco de epidemia (2,5%). “A campanha é importante para o controle do vetor e reduzir, mais ainda, o número de casos confirmados ”, afirmou Eloísio.
De 1º de janeiro até 27 de março deste ano, Poços de Caldas registrou 26 casos positivos de dengue, cinco a mais que o último levantamento, no dia 21 deste mês, quando foram confirmados 21 pacientes com a doença. Atualmente, 63 notificações aguardam resultados dos exames.
A região sudeste tem mais 145 mil casos notificados, 64,7% em relação ao restante do país. Livoratto ressalta que a maioria dos registros está no estado de São Paulo, e muitos deles em municípios que fazem fronteira com Poços de Caldas. Segundo a secretária, também no sul de Minas, cidades vizinhas como Santa Rita do Sapucai, Paraisópolis, Monte Sião, Lavras e Passos houve aumento nos casos de dengue confirmados.
Diante desta situação, a secretária disse  que as ações em Poços acontecem em duas frentes de trabalho: uma para o controle do vetor, com a realização peródica de mutirões, e também visando o atendimento dos pacientes na rede pública de saúde e particular do município. De acordo com a secretária, foram realizadas, ainda, diversas reuniões de capacitação com profissionais e agentes de saúde, como também campanhas educativas em escolas da cidade.
PREVENÇÃO
Milhares de folhetos estão sendo distribuídos em todos os bairros de Poços, trazendo orientações que ajudam a prevenir  e a combater focos do mosquito da dengue em casa. São 13 situações, que devem ser observadas e evitadas diariamente, porque são locais onde o mosquito gosta de colocar os ovos.
1 – Limpar e tampar as caixas d’agua.
2 – Limpar calhas
3 – Tampar galões, tonéis, poços e tambores.
4 – Descartar corretamente o lixo. Cobrir e secar pneus sem uso.
5 – Limpar e incluir telas nos ralos.
6 – limpar bandejas coletoras do ar condicionado.
7 – Limpar e secar as bandejas atrás da geladeira.
8 – Manter os vasos de plantas sem pratinho
9 – Não acumular água em bromélias e outras plantas