Poços possui Serviço de Proteção Básica em Domicílio

Este serviço é parte integrante da Política Nacional de Assistência Social

O Serviço de Proteção Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas,  vem sendo desenvolvido no município de Poços de Caldas desde julho de 2014. Nos últimos oito meses,  foram realizadas 785 visitas nas regiões da zona sul e leste do município. As demandas levantadas são encaminhadas para os CRAS, CREAS, INSS, PSF’s, CAPS Girassol, PRONATEC e entidades parceiras da rede socioassistencial, que atendem pessoas com deficiência: ADEFIP, APAE, AADV, AACD e Escola para surdos Tarso de Coimbra, entre outros. Além disso, conta com a parceria do Sistema S (SENAI Indústria e Alimentos; SEST SENAT; SENAC) e IF Sul de Minas.
Este serviço é parte integrante da Política Nacional de Assistência Social, e visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades, participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas. Durante a visita, são detectadas suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento. O serviço é voltado exclusivamente para o público do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Em Poços de Caldas, o trabalho realizado dispõe de assistente social e psicóloga, que realizam diariamente atendimento em domicílio. Ações como estas beneficiam famílias como por exemplo a de dona Maria Clara de Figueiredo. Ela não tinha informação a respeito dos seus direitos no que se refere ao beneficio (BPC)  enquanto pessoa idosa e por apresentar uma doença degenerativa.
A partir da visita dos profissionais da Promoção Social, o seu direito foi acessado e garantido. Sua, irmã, Vita do Rosário de Figueiredo, destaca o serviço.“Eu não sabia que a minha irmã poderia receber este benefício. Meu marido conhece muitas pessoas que estão precisando deste serviço e eu gostaria de divulgar para estas pessoas, porque se vocês não tivessem vindo até aqui a gente não ia ficar sabendo”. E dona Maria Clara, acrescenta que  “foi muito bom, agora eu posso ajudar a minha irmã e também posso comprar as minhas coisinhas”.
Além disso, estas ações contribuem também para o acesso e a promoção tanto dos beneficiários quanto de seus familiares aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a toda rede socioassistencial do municipio. O Serviço de Proteção Básica no Domicílio desenvolve ainda ações de apoio, orientação, informação e encaminhamentos, tendo como objetivo a qualidade de vida, inclusão social e o exercício da cidadania.