Prefeitura lança campanha de segurança no trânsito

Radares estão funcionando em fase de testes

A Secretaria Municipal de Defesa Social lançou nesta quinta-feira (26) a campanha “Trânsito Seguro! Poços de Caldas Cuidando de Você!”. Entre as ações para aumentar a segurança no trânsito poços-caldense está a implantação de radares nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha.
O lançamento aconteceu na Estação Mogyana (Fepasa), com presença do prefeito Eloísio Lourenço, do vice-prefeito Nizar El-Khatib, secretários e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entre outros.
Os radares estão funcionando em fase de testes. A fiscalização só começará em duas semanas, após vistoria do Inmetro. Neste período, a Secretaria de Defesa Social está fazendo ações educativas e de divulgação.
Eloísio enfatizou que o objetivo da campanha é de reduzir o número de acidentes e dar mais segurança à população.  “Nosso objetivo não é multar. Nosso objetivo é cuidar das pessoas, cuidar das famílias, das crianças que andam de bicicleta, das pessoas que caminham, do motorista que passa de carro”, afirmou.
Em 2014, aconteceram 202 acidentes na avenida João Pinheiro. Em 2013, foram 251 ocorrências.
O Demutran sinalizou as vias indicando a presença dos radares. A velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Segundo o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, a definição da velocidade foi baseada num estudo técnico e pode mudar, caso seja necessário, de acordo com dados de volume de tráfego recolhidos na fase de testes de funcionamento dos radares. “A velocidade de 60km/h decorre desse primeiro estudo. Não quer dizer que vá continuar”, disse.
Ao todo, são doze radares distribuídos nas avenidas nos sentidos bairro/centro e centro/bairro. Além disso, a Prefeitura adquiriu um radar móvel que será utilizado em outros locais.
Durante o lançamento da campanha, houve ainda uma blitz educativa na avenida João Pinheiro, em frente à Estação Mogyana. A verba proveniente das multas será empregada em melhorias no trânsito.