Município está em alerta para o combate à dengue

Capacitação promovida pela Secretaria de Saúde foi voltada aos médicos e enfermeiros

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde de quinta, 5, no Espaço Cultural da Urca, capacitação dirigida aos médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde , profissionais da UPA , do Hospital Margarita Morales e também da rede privada do município. O assunto abordado foi  “Dengue: detecção, manejo clínico e protocolo de atendimento”. Foram convidados também profissionais das cidades vizinhas.
A capacitação é uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde em seu plano de enfrentamento à dengue no município de Poços de Caldas.  “A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde,  esta fazendo um processo de preparação no município, já que estamos em alerta em relação à dengue.  É preciso que estejamos preparados para tomarmos as medidas precocemente e de forma correta, além dos procedimentos de controle do mosquito”, informa a secretária municipal de Saúde, dra. Fátima Livorato.
Ainda de acordo com a secretária, Poços de Caldas vive hoje um momento bastante preocupante do ponto de vista da saúde pública, já que os municípios próximos à fronteira estão todos com epidemias de dengue, como São João da Boa Vista, Aguaí, Pinhal e outros do interior de São Paulo. “Por isso esta capacitação hoje, e na próxima segunda haverá outra, desta vez dirigida aos agentes comunitários de saúde. A Prefeitura fará ainda uma grande campanha de orientação, para que os moradores nos auxiliem, exterminando quaisquer depósitos de água parada em suas casas e fiquem atentos aos sintomas da dengue”.
A partir da próxima semana, boletins semanais serão divulgados no site da Prefeitura, informando a situação epidemiológica do município, como o número de casos confirmados e os casos suspeitos.