DMAE lança programa para combater perda de água

Departamento lançou  plano de ações para  reduzir em 8% a perda de água nas redes de distribuição

Departamento lançou plano de ações para reduzir em 8% a perda de água nas redes de distribuição

O DMAE lançou  plano de ações para combater à perda de água nas redes de distribuição. Atualmente, o desperdício é de 33% e a expectativa da empresa é reduzir em 8% este ano, chegando em 2016 com 15% a menos de perda, índice próximo ao de países do primeiro mundo. Com esse programa, a receita adicional da autarquia pode chegar a R$ 6 milhões no período de doze meses.

O anúncio do plano para conter a perda de água foi anunciado nesta terça-feira (3) pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, em ato que contou com a presença do diretor do DMAE, Alair Assis, do vice-prefeito, Nizar El Khatib, dos vereadores, Paulo Tadeu e José Maria Siqueira e de Mário Augusto Baggio, sócio-diretor da HOperações, empresa especializada em saneamento básico, contratada através de licitação para executar o projeto.

O plano iniciou em agosto de 2014 e, até janeiro deste ano, já houve redução de 7% nas perdas. Os levantamentos mostraram que são perdidos 333 litros/dia de água por imóvel no município, considerando os 50 mil pontos de ligações existentes. A intenção é reduzir para 280 litros/dia até 2016. Desse total de desperdício, 90% estão localizados em residências e 10% nas redes do DMAE.

Baggio informou que a perda é causada pelo uso de material de má qualidade, principalmente, na rede doméstica, que é responsável por 60% dos vazamentos, e também devido aos hidrômetros velhos, que chegam a 40% de desperdício. Por isso, de acordo com ele, será necessário construir um programa de gestão dentro do DMAE, onde participem o leiturista e operários da empresa, como também o encanador responsável pela obra. Todos com o mesmo intuito de reduzir fraudes e desperdício de água?”.

Eloísio disse que o nível de perdas de água em Poços de Caldas sempre foi muito grande, devido a topografia acidentada do município. O prefeito lembrou, ainda, que pela primeira vez é iniciado um processo planejado para reduzir o desperdício no município. “As ações são amplas e passam pela gestão dentro do DMAE, que fará suas operações da melhor forma possível, buscando também parcerias com a população. A redução das perdas reverterá em receita para o departamento, que vai investir na qualidade do serviço e, também, em projetos para reduzir mais ainda as perdas de água”.