Vacinação contra HPV começa na próxima segunda

Para receber as vacinas, as meninas  deverão comparecer a uma das salas de vacina do município

Para receber as vacinas, as meninas deverão comparecer a uma das salas de vacina do município

A partir da próxima segunda, 2, tem inicio a vacinação contra o vírus HPV em Poços de Caldas.  A novidade para este ano, de acordo com o Ministério da Saúde,  é que as doses podem ser aplicadas em meninas com idade a partir de 9 anos, até 11 anos de idade. Devem ser vacinadas ainda as meninas de até 13 anos, que ainda não tenham recebido a primeira dose. Já as adolescentes com 14 anos, que iniciaram o esquema vacinal, deverão receber a segunda dose e seguir o cronograma.
Em Poços, todas as 16 salas de vacina do município já estarão com as dosesdisponíveis a partir de segunda  e,  no dia 14, sábado, acontece o Dia D de vacinação contra o HPV.  A estratégia de divulgação da Secretaria Municipal de Saúde é envolver as escolas do município, em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação, na sensibilização das estudantes e dos pais quanto aos benefícios da vacina, que previne o câncer do colo do útero.
A vacinação é uma estratégia de prevenção do Ministério da Saúde contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente, o câncer de colo de útero representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Neste ano de 2015,  a vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
Para receber as vacinas, as meninas  deverão comparecer a uma das salas de vacina do município, acompanhadas de um adulto responsável e munidas de suas cadernetas de vacinação. As salas de vacina dos PSF’s e UBS’s , funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Confira abaixo as salas de vacina do município:

UBS Centro (SAMU)
PSF Cascatinha