João Pinheiro e Mansur Frayha terão radares

Coletiva sobre o assunto aconteceu na manhã desta terça (24)

As avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha, corredores de trânsito importantes de Poços de Caldas, ganharão doze controladores de velocidade, os radares. Os equipamentos estarão instalados até o dia 5 de março, nas pistas sentido bairro e centro, que possuem cerca de quatro quilômetros cada. Durante duas semanas, até o final do próximo mês, os equipamentos funcionarão em forma de testes, passando a operar efetivamente, depois, na fiscalização das vias.
Serão investidos pela Prefeitura R$ 2 milhões por ano, cerca de R$ 200 mil/mês, num lote de 12 serviços que serão realizados pela empresa vencedora da licitação, realizada no final do ano passado. A avenida João Pinheiro foi escolhida para a instalação dos equipamentos, porque aquele corredor de trânsito é responsável por 10% de todos os acidentes ocorridos em Poços de Caldas. De 2012 a 2014 foram registrados 6.265 acidentes, sendo 624 só naquela via.
Serão, ao todo, 12 pontos de controle de velocidade, com seis em cada sentido da via. Metade do equipamento será conjugada, permitindo também a detecção de avanço de sinal e de faixa de pedestre. Além dos medidores fixos, outro radar móvel foi adquirido e será utilizado nas demais vias da cidade. Todos os dispositivos, que serão usados na fiscalização do trânsito, serão aferidos junto ao INMETRO.
Paralelamente ao programa de implantação dos equipamentos, o Demutran promoverá a revitalização da sinalização vertical da via. Também os procedimentos relativos ao processamento de dados, decorrentes da operação do sistema de fiscalização, estão sendo acertados junto ao Correio e a rede bancária.
A Jari (Junta Administrativa de Recursos e Infrações) está em fase de implantação, como também um que será utilizado pelo motorista para acessar o formulário e acompanhar o andamento dos recursos impetrados.
O anúncio da instalação dos radares foi feito na manhã desta terça-feira (24) pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, no gabinete na Prefeitura. De acordo com ele, a implantação dos equipamentos está no bojo de um processo maior de municipalização do trânsito, que é de grande importância para organizar melhor o sistema viário. Segundo ele, a iniciativa foi cogitada em diversas administrações, porém, nunca foi devidamente implantada.