Ação recolhe 600 quilos de sucata digital

Cerca de 600 quilos de material eletroeletrônico, recolhidos nos últimos três meses, pelo Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Educação, foram entregues, ao S.O.S

Cerca de 600 quilos de material eletroeletrônico, recolhidos nos últimos três meses, pelo Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Educação, foram entregues, na manhã desta terça-feira (24), ao Serviço de Obras Sociais (S.O.S), instituição parceira no projeto. Os equipamentos, doados pela população, estavam guardados no Centro Educacional João Monteiro (antigo Sesi), na zona sul da cidade.
A coordenadora do programa de Inclusão Digital, Érika Azevedo Gaiga, informou que neste primeiro lote estão diversos tipos de eletroeletrônicos, como computadores, impressoras, telefones, televisores, microondas etc. De acordo com ela,  a Alcoa, através do projeto Ecoa, iniciativa que promove educação ambiental em escolas do município, também participa da ação.
Érika comenta que o projeto, iniciado em 27 de novembro de 2014, disponibiliza à população um local adequado para o descarte de todo tipo de resíduo digital. A coordenadora ressaltou, ainda, que jogar equipamentos em terrenos baldios, como acontece muitas vezes, não é a forma ambientalmente correta de se desfazer dos objetos.
Eduardo Custódio, coordenador do S.O.S, lembrou que a sede do órgão na área central da cidade serve de ponto de coleta do equipamentos. Ele , que esteve junto com a tesoureira da instituição, Gersiel Ferreira Custódio, na zona sul para recolher o material, disse que não são aceitos como descarte máquinas de lavar, geladeiras e lâmpadas. Segundo os dirigentes, o S.O.S também faz a retirada de equipamentos em domicílio.
Todo o material recolhido pelo S.O.S tem como destino a Sucata Digital, em São Paulo, uma empresa que possui certificação e é autorizada pelos órgãos governamentais para  para manuseio do material.
Os pontos coletores de eletroeletrônicos funcionam em dois locais: no Centro Educacional João Monteiro, à av. Alcoa, 540 – Parque Esperança, na zona sul, e no S.O.S., localizado à Rua XV de Novembro, 59, centro. Ambos atendem das 7h às 17h. Os interessados podem entrar em contato, também, com a Secretaria Municipal de Educação através do telefone 3697. 5115, no horário comercial.