Agendamento da Urca privilegia atividades culturais

Local é o espaço com maior número de solicitações para realização de eventos

O Espaço Cultural da Urca tornou-se nos últimos anos o equipamento público em Poços de Caldas com o maior número de solicitações de uso e ocupação. O local recebe grandes eventos culturais como o Festival Música nas Montanhas, Festival Viva Urca, Feira Nacional do Livro (Flipoços), Encontro de Corais, Julho Fest, Festival Estudantil de Teatro (FET) e o Festival Nacional de Teatro, além do Pró-Urca, escolas de dança, apresentações do Conservatório Musical, produções independentes de produtores locais e de projetos de lei de incentivo à cultura, o que corresponde anualmente a 80% da utilização para atividades de cunho artístico e cultural.
Segundo o coordenador de equipamentos culturais, Luis Gustavo Dutra, o agendamento ocorre de maneira técnica e formal mediante ofício ou e-mail, por ordem de data a ser solicitada e respeitando a demanda de solicitações. “Não existe corporativismo na agenda da Urca. Buscamos dentro da imensa demanda que temos atender todas as solicitações”, explica.
Sobre a realização de feiras e congressos no Espaço Cultural da Urca, o diretor municipal de Cultura, João Alexandre Moura, afirma que a cidade precisa de um centro de convenções, cujo projeto aguarda verba do governo estadual,  para sediar estes eventos.   “Nossa expectativa é que o novo governo do estado viabilize o Centro de Convenções para Poços, promessa que nos últimos 12 anos ficaram apenas no papel, onerou o Espaço Cultural da Urca e nos impediu de oferecermos um atendimento 100% cultural da agenda do espaço”, relata João Alexandre.
Na próxima semana, a Secretaria de Turismo e Cultura publicará as propostas contempladas na 2ª edição do Pró-Urca (Programa de Ocupação da Urca),  edital criado em 2013 a partir de uma demanda da classe artística local facilitando e organizando o uso e ocupação da Urca. “O Pró-Urca foi criado para democratizar a agenda da Urca e permitir que todos produtores, sem exceção, possa pleitear uma data na agenda da casa”, diz o diretor de Cultura.