Diretores e vice-diretores da rede municipal participam de seminário de formação

Prefeito ressaltou a importância do processo de formação dos gestores

Teve início na última segunda-feira (26), no auditório da Autarquia Municipal de Ensino, o Seminário de Formação para Diretores e Vice-diretores da rede municipal de Ensino. O seminário, que vai até a próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro, tem por objetivo abordar e debater questões administrativas e pedagógicas fundamentais para a gestão das unidades escolares.
Participam do seminário os diretores e vice-diretores das 25 escolas da rede municipal que se submeteram ao processo de consulta à comunidade escolar e assumirão os cargos a partir de fevereiro de 2015. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice-prefeito Nizar El-Khatib e a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, participaram da abertura do evento.
“Durante toda a semana, vamos trabalhar com os diretores e vice-diretores tanto a parte pedagógica como a administrativa para o início do ano letivo, sempre no sentido de buscarmos uma educação de qualidade para todos”, ressaltou a secretária de Educação. Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou a importância do processo de formação dos gestores. “A participação de todos demonstra o desejo real dos profissionais de ocuparem a função de direção”, pontuou.
Eloísio também enfatizou que a proposta da administração é que todas as unidades trabalhem com foco em objetivos comuns, dentro do projeto Escola Viva, que contempla ações integradas para a rede municipal. Ele solicitou, ainda, que os diretores e vices se empenhem no fortalecimento da comunidade escolar, estimulando a efetiva participação de pais, alunos, familiares e servidores de todas as áreas.
Nesta perspectiva, a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, destacou que o projeto Escola Viva foi desenvolvido coletivamente, a partir do Plano Municipal de Educação, de acordo com os anseios da comunidade escolar. “Vamos unificar as propostas e trabalhar com o planejamento para o próximo ano letivo”, informou.
Durante toda a semana, os diretores e vices participam de palestras sobre gestão democrática e o papel dos gestores, escola democrática e construção coletiva, questões conceituais e operacionais do projeto político-pedagógico, currículo e direito de aprendizagem, qualidade na educação, processo de avaliação externa, formação docente, educação integral e questões administrativas contando com as professoras palestrantes Maria José Vieira Féres, Maria Umbelina Caiafa Salgado e Ana Lúcia Amaral.
Consulta pública
O processo de consulta pública para escolha de diretores das unidades escolares municipais foi regulamentado pela Lei Complementar 158 e pelo Decreto 11.446, ambos de 2014. A legislação adequou as normas sobre direção escolar, com o objetivo de garantir a participação democrática da comunidade escolar. Já a nomeação de servidores para o exercício das funções de diretor e vice-diretor é de competência exclusiva do prefeito, formalizada por ato próprio.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço vai ratificar os nomes escolhidos pela comunidade escolar e nomear os diretores e vice selecionados. A solenidade de posse será realizada na próxima sexta-feira, dia 30, às 8h, na Autarquia Municipal de Ensino.