Projeto capacita profissionais da Saúde no atendimento a usuários de drogas

Profissionais da saúde têm participado de diversos cursos de capacitação

A partir desta segunda-feira (12), na Casa dos Conselhos (Mercado Municipal), os agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde participam do Projeto “Caminhos do Cuidado”. O objetivo é capacitar os profissionais da área da saúde no atendimento a usuários de crack e outras drogas.

A iniciativa, que é oferecida pelo Ministério da Saúde, envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS. Além dos agentes comunitários, um técnico de enfermagem de cada equipe de saúde da família também será capacitado. “Serão um total de 180 trabalhadores em saúde que receberão informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos”, disse Camila Ferreira Bacelar, da Secretaria de Saúde.

O Projeto “Caminhos do Cuidado” forma agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. “A intenção é melhorar a atenção ao usuário e familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde”, lembra Camila.

A metodologia do projeto apresenta dispositivos que auxiliam osagentes e os técnicos de enfermagem a conectar os conteúdos dessa formação ao mundo do trabalho, de acordo com os problemas e necessidades identificados. “A carga horária será de 60 horas, distribuídas da seguinte forma: 40 horas presenciais (01 aula de 8 horas/dia/semana, durante cinco semanas consecutivas) e 20 horas de dispersão. As atividades práticas do curso são integradas ao trabalho dos agentes e técnicos de enfermagem em que teoria e prática são vivenciadas desde o primeiro dia de aula, favorecendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela equipe in loco. Nessa perspectiva, espera-se que os profissionais capacitados pelo curso estejam mais qualificados, ampliando as possibilidades de intervenção em saúde, especialmente na interface entre Saúde Mental e Atenção Básica”, lembra a funcionária da Secretaria de Saúde.

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas “Crack, é Possível Vencer”, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil. Mais informações pelo telefone 3697-5904