UBS Santa Augusta é inaugurada

Prefeito destacou o processo de reestruturação da saúde no município

A Prefeitura inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Augusta, que foi totalmente reconstruída, com investimentos totais de R$ 461.933,30. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e do vice Nizar El-Khatib, secretários municipais, vereadores e comunidade.
As obras tiveram recursos do Programa Requalifica SUS, do Governo Federal, no valor de R$ 57.570,00, e R$ 404.363,30 de recursos próprios do município. A unidade teve o espaço reorganizado para melhorar as condições de trabalho da equipe, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou o processo de reestruturação do sistema de saúde do município, com a contratação de mais de 300 servidores para atuar no programa de Estratégia de Saúde da Família. Ele relembrou a história da implantação do programa na cidade e o histórico de lutas dos profissionais do PSF. “Agora, os profissionais são contratados com dignidade, segurança, condições adequadas de trabalho e estabilidade de emprego”, enfatizou.
“Nossa unidade era bastante antiga e já estava pequena para toda a nossa oferta de serviços. Com a reforma e ampliação realizadas, teremos melhores condições de trabalho e possibilidade de aumentar nossas ações em saúde, como o atendimento odontológico e a sala de vacinas, que terão início em breve”, informou a enfermeira responsável pela unidade, Joice de Araújo Marçal.
A UBS está equipada para oferecer atendimento de qualidade aos cerca de 3.500 moradores do bairro Santa Augusta e adjacências. Além disso, a nova unidade ganhou sala de vacina e local  para implantar consultório odontológico. A equipe da UBS Santa Augusta, que estava atendendo provisoriamente no bairro Cascatinha, já está na nova unidade.
Já a secretária de Saúde, Fátima Livorato, afirmou que a administração vem trabalhando para o fortalecimento do SUS no município e, para isso, são necessários investimentos tanto na infraestrutura, como em equipamentos e pessoal. “A intenção é criar ambientes que ofereçam aos profissionais melhores condições de trabalho e, consequentemente, qualificar o atendimento à população”, disse a secretária.
Atenção básica
A UBS Santa Augusta é a quarta inaugurada pela atual administração, que tem como meta fortalecer a atenção básica, já que são nas unidades básicas que a maioria dos problemas de saúde pode ser resolvida. Nos últimos dois anos, a Prefeitura já entregou à população, as unidades Regional Sul (para três equipes), Regional Leste (para três equipes) e Jardim Kennedy I (para duas equipes).
Somadas as quatro unidades, os investimentos beneficiaram cerca de 35 mil pessoas, que contam com uma UBS perto de casa e em condições adequadas para o atendimento. A previsão é inaugurar, pelo menos, mais seis unidades até 2015: Itamaraty, Santa Rosália, Quissisana, Kennedy II, Jardim Country Club e Bortolan.