Prefeitura entrega mais uma UBS à população nesta sexta

UBS Santa Augusta será inaugurada nesta sexta, às 10h

A Prefeitura de Poços de Caldas entrega à população, nesta sexta-feira (19), às 10h, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS Santa Augusta será a quarta inaugurada pela atual administração, que tem como meta fortalecer as unidades de atenção básica, onde a maioria dos problemas de saúde podem ser resolvidos.
A UBS Santa Augusta, que foi totalmente reconstruída, recebeu investimento de R$461.933,30, sendo parte do Programa Requalifica SUS (R$57.570,00), do Governo Federal, e recursos próprios do município (R$404.363,30). A unidade teve o espaço reorganizado para melhorar as condições de trabalho da equipe, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. A UBS está equipada para oferecer atendimento de qualidade aos cerca de 3.500 moradores do bairro Santa Augusta e adjacências. Além disso, a nova unidade ganhou sala de vacina e local para implantar consultório odontológico.
A equipe da UBS Santa Augusta, que estava atendendo provisoriamente no bairro Cascatinha, já voltou à nova unidade. O espaço foi readequado para melhor atender à população. Esta é a quarta UBS inaugurada pela Prefeitura, que já entregou à cidade as unidades Regional Sul (para três equipes), em 2013; e Regional Leste (para três equipes) e Jardim Kennedy I (para duas equipes), em 2014. Somadas as quatro unidades, os investimentos beneficiaram cerca de 35 mil pessoas, que contam com uma UBS perto de casa e em condições adequadas para o atendimento.
Segundo a Secretária de Saúde, Fátima Livorato, o objetivo da Prefeitura é inaugurar, pelo menos, mais seis UBS até 2015. São elas: Itamaraty; Santa Rosália; Quissisana; Kennedy II; Jardim Country Club e Bortolan. “A intenção é criar ambientes que ofereçam aos profissionais melhores condições de trabalho e, consequentemente, qualificar o atendimento à população”, disse a secretária.

UBS
A atenção básica é a principal porta de entrada para a Rede Municipal de Saúde, que hoje tem 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelos bairros da cidade. As UBS, que contam com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, foram reestruturadas pela Prefeitura e tem capacidade para atender até 80% dos problemas de saúde.
Assim, primeiro, é fundamental que as pessoas procurem a UBS mais perto de casa. Nestas unidades, são oferecidos serviços gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e fornecimento de medicação básica.
Se necessário, são feitos encaminhamentos para especialidades em outras unidades de saúde da Rede, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os hospitais