Secretaria de Saúde realiza oficina de planejamento

Foram realizadas oficinas de planejamento para o ano de 2015

A Secretaria de Saúde realizou, nesta quinta-feira (18), no Espaço Cultural da Urca, durante todo o dia, uma oficina de planejamento das ações em saúde para 2015, além de análise contínua da realidade do setor no município.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e o vice-prefeito Nizar El-Khatib participaram da abertura do encontro. O prefeito ressaltou a importância do planejamento para o sucesso das ações e destacou os avanços conquistados pelo município na Saúde, a partir da reestruturação do sistema e da implantação de ações integradas. Ele enfatizou, ainda, que o município busca novos recursos para o setor, em diversas áreas.
A oficina reuniu cerca de 50 servidores das seguintes áreas estratégicas: Gestão Central e Administrativo-financeira; Atenção Básica; Saúde Bucal; Rede de Atenção Psicossocial; Controle, Avaliação e Auditoria; Atenção Especializada; Vigilância em Saúde; Rede de Urgência e Emergência; Atenção Hospitalar; Assistência Farmacêutica; Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência; Ações de Alimentação e Nutrição.
“A oficina de planejamento em Saúde tem por objetivo fazer a análise contínua da realidade incluindo condições como força de trabalho e recursos financeiros, materiais e políticos, para alcançar os resultados desejados, visando buscar em cada ator envolvido, sua opinião sobre o que pode estar contribuindo e condicionando as situações vivenciadas e as respostas possíveis dentro daquele contexto”, explicou a secretária de Saúde, Fátima Livorato.
Após a apresentação e discussão dos resultados alcançados, de acordo com a Programação Anual de Saúde 2014, foram realizadas oficinas de planejamento para o ano de 2015, por grupos multiprofissionais, envolvendo componentes de todas as áreas estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde. As discussões foram norteadas pela filosofia das Redes de Atenção a Saúde, de acordo com áreas temáticas: Vigilância em Saúde, Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, Rede de Cuidados a Doenças Crônicas e Rede de Atenção Psicossocial.