Programa Materno Infantil realiza formatura

Programa formou 250 crianças

O Programa Materno Infantil, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a formatura de 250 crianças na tarde de terça, 18, no Espaço Cultural da Urca. O salão norte ficou completamente tomado por famílias e crianças saudáveis, que tiveram seu primeiro ano de vida acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeira, nutricionista, dentista, pediatra, e até mesmo yoga para as gestantes e shantala para os bebês.
Materno Infantil em Poços de Caldas auxilia as gestantes e os bebês em seu primeiro ano de vida, há 26 anos. Durante todo este tempo, o incentivo à amamentação é a tônica do programa.  “Sabemos que não é fácil, mas é um ato de amor que garante uma vida saudável tanto para a mãe como para os bebês”, destaca o coordenador do Materno Infantil, pediatra Alberto Volponi. O secretário de Governo, Fernando Posso, que representou o prefeito na formatura, parabenizou as mães e a equipe do programa, pelo trabalho desenvolvido. Também a coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Ciofi Ayres, parabenizou toda a equipe pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
O Programa Materno Infantil oferece às gestantes orientação sobre amamentação e cuidados com o bebê.  Oferece aulas de yoga, atividade física e acompanhamento psicológico. São seis encontros com as gestantes. Depois do parto, na primeira semana, as mães procuram o programa e são iniciados os cuidados com a amamentação e puericultura. Neste momento, os bebês têm também shantala, uma massagem indiana indicada para acalmar os bebês. Há ainda orientações feitas pelo dentista, sobre escovação e higienização dos dentes, tanto da mãe como do bebê.
Ao final da formatura, as crianças ganharam bolo e suco , além do diploma de participação, emitido pelo Programa Materno Infantil, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.