Representantes da educação votam propostas de alteração no Plano Decenal

Secretária de Educação ressaltou a importância da participação de todos

Representantes da educação básica, tecnológica e superior das redes municipal, estadual e particular de ensino participam, nesta terça e quarta-feira, no Espaço Cultural da Urca, das assembleias para votação das propostas de revisão das políticas I, II e III do Plano Decenal Municipal de Educação (Lei nº 8.229/05, em vigor).
A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e contou com a presença da secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, que representou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosalie Maria Dal Poggetto Molinari e da presidente do Fórum Municipal de Educação, Maria Cristina Pasculli. O sexteto de metais e percussão do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani foi o responsável pela parte artística da solenidade de abertura.
Coordenadas pelo Fórum Municipal de Educação, as audiências são uma exigência do Plano Nacional de Educação, aprovado em junho de 2014. O Fórum foi instituído em junho de 2013 para instituir mecanismos de planejamento educacional. As propostas de alteração da Lei nº 8229/05 foram previamente discutidas nas instituições e agora estão sendo colocadas em votação.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço foi representado pela secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado. “Em nome do prefeito, agradeço a participação de todos nas audiências e ressalto o trabalho dos membros do Fórum Municipal de Educação. A participação de profissionais de todos os segmentos da Educação legitima o trabalho”, destacou.
“Há necessidade de reformulação do plano municipal, tendo em vista o novo Plano Nacional de Educação, aprovado no primeiro semestre deste ano. Estamos todos empenhados neste trabalho, que  norteará a Educação em Poços de Caldas pelos próximos dez anos”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosalie Maria Dal Poggetto Molinari. Já o presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia, afirmou que não existe nenhuma possibilidade de construção de uma sociedade livre, democrática e solidária sem que a Educação tenha papel central.
A proposta é encerrar a reformulação do plano com o envio à Câmara até junho de 2015. No próximo ano, serão discutidas as Políticas IV, V, VI e VII do PDME.