Poços comemora dois anos da prática de Comércio Justo

Faz dois anos que Poços de Caldas foi declarada oficialmente Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town). Para lembrar a data foram realizados diversos eventos esta semana, como palestras e exposição de produtos em praça pública

Completam neste dia 30, dois anos que Poços de Caldas foi declarada oficialmente Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town). O município é o primeiro do Brasil certificado internacionalmente, por seguir conceitos que valorizam igualdade de gêneros, respeitam os direitos humanos e a proteção ambiental. Os pequenos proprietários rurais estão integrados ao programa e, por sua vez, também recebem preço adequado pelos produtos.
Para lembrar a data e, também, para lembrar o Dia Municipal do Comércio Justo, comemorado nesta quinta-feira, o Grupo Gestor do programa na cidade, do qual faz parte a prefeitura de Poços de Caldas, realizou diversos eventos. O vice-prefeito, Nizar El-Khatib, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, além do  coordenador da Divisão de Fomento Agropecuário da secretaria, Ulisses Ferreira de Oliveira, participaram das atividades.
A programação iniciou na quarta-feira (29), no Espaço Cultural da Urca, com noite dedicada ao público universitário. O tema “Cidade de Comércio Justo” foi abordado por Johann Schneider e o tema “Perspectivas para o Comércio Justo no Brasil”, foi debatido por Reinaldo Rodrigues.
Participaram da abertura, ainda, Ivan Figueiredo, analista técnico do Sebrae, e João Piva, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’antas (Assodantas). Também dezenas de alunos, em maioria do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, acompanharam as palestras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico disse que a atual administração apoia essa bandeira comercial, que tem o objetivo de modificar os hábitos de produção e consumo. O secretário citou, ainda, a oportunidade dada ao pequeno produtor no processo e a necessidade de maior bom senso nas relações comerciais, porque isso no dia a dia faz com que o consumidor pense mais em contribuir para um mundo mais justo para todos.
Durante a manhã desta quinta-feira, foi oferecido um café para autoridades na praça Pedro Sanches. Durante todo o dia, até às 17h, acontece exposição de produtos da região no mesmo local. São itens comercializados, alguns naturais como café e banana, e outros industrializados, que já obtiveram o selo “Fair Trade”. O vice-prefeito participou das atividades na praça junto com representantes de entidades comerciais e financeiras da cidade, que apoiam o evento.
REDE
Poços de Caldas integra uma rede mundial, formada por 80 países, que utiliza práticas justas nas transações comerciais, com foco preferencial aos pequenos produtores. O Fair Trade envolve atualmente 1,4 milhão de trabalhadores em 74 países consumidores como EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e, também, no continente europeu.  O Brasil, junto com a Índia, África do Sul e o Quênia, pertence ao grupo que possui produtores e consumidores.