Festival Estudantil de Teatro vai até sexta-feira

Teatro Benigno Gaiga ficou lotado para o festival

Teve início, na manhã desta quarta-feira (29), o XXV Festival Estudantil de Teatro (FET), que visa promover, incentivar e desenvolver as artes cênicas nas unidades escolares. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, conta com apresentações teatrais de 11 escolas da rede municipal de Ensino, com peças infantis, infanto-juvenis e juvenis.
Neste ano, dentro da proposta do projeto Escola Viva, a temática do festival é “Sustentabilidade: Educação Ambiental para o consumo consciente”. O FET vai até o dia 31 de outubro, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita. As peças são preparadas nas escolas, com equipe própria, tendo os alunos como atores. Os estudantes da rede municipal têm também transporte até o local. Todos os participantes recebem certificado e os grupos ganham o Troféu Fernandinho Frizzo.
O vice-prefeito Nizar El-Khatib participou da abertura do evento e ressaltou a importância do projeto Escola Viva, que implantou uma nova filosofia de educação na rede municipal. Ele também falou aos alunos da plateia, das escolas municipais CAIC, Irmão José Gregório, Wilson Hedy Molinari, Vicentina Massa, Lions Club e Júlio Bonazzi.
Já a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, ressaltou que, para o próximo ano, pretende estreitar a relação com os artistas profissionais da cidade e aumentar ainda mais a participação dos alunos. “Nosso desafio é fazer com que o público suba ao palco no ano que vem”, destacou. Para 2015, o FET também terá como tema a sustentabilidade, a partir de outro sub-tema que ainda será definido.
31/10 – sexta-feira
8h30 – “Elogio à Sanidade” – Grupo Nu Foco (Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza)
9h10 – “O Flautista Misterioso e os Ratos de Hamelim” – Grupo Quatro Estações (EM Sérgio de Freitas Pacheco)
9h40 – “A missão de Alice” – Grupo Papo-Reto (EM Professora Edir Frayha)