Poços comemora Dia Municipal do Comércio Justo

Na quinta, haverá uma feira com produtos fair trade, como café e mel, na Praça Pedro Sanches

O Grupo Gestor do Comércio Justo de Poços de Caldas, em parceria com o SEBRAE realiza, nos dias 29 e 30, eventos em comemoração ao Dia Municipal do Comércio Justo de Poços de Caldas. Haverá palestras técnicas dirigidas a universitários nesta quarta, 29, e feira de produtos na Praça Pedro Sanches, no dia 30. A Prefeitura é integrante do Comitê Gestor, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O evento comemora o segundo ano da prática do comércio justo na cidade.
“O objetivo da campanha é  divulgar o conceito do comércio justo, que tem como principio o apoio à agricultura familiar, através da garantia de um preço justo pago às organizações de produtores que trabalhem com respeito ao meio ambiente e às pessoas” , informa  o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Francisco dos Reis.
O município de Poços de Caldas foi declarado oficialmente como  Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town) no dia 30 de outubro de 2012. Poços de Caldas foi a primeira cidade do Hemisfério Sul a receber o título. A certificação internacional é concedida a locais que praticam conceitos como a valorização dos produtores locais a partir da comercialização de seus produtos por um preço adequado. Também são indispensáveis a igualdade de gêneros, o respeito aos direitos humanos e a proteção ambiental.
O município integra uma rede mundial, formada por 80 países, que utiliza práticas justas nas transações comerciais, com foco preferencial aos pequenos produtores e ao consumidor como um todo.
Confira a programação do Dia Municipal do Comércio Justo:

Dia 29 – URCA – programação para universitários
19:00 – Solenidade de abertura
19:30 -Palestra: “Cidade de Comércio Justo” por  Johann Schneider
20:30- Palestra: “Perspectivas para o Comércio Justo no Brasil”, por Reinaldo Rodrigues
Dia 30 na Praça Pedro Sanches
09:00-  Café da manhã na praça para autoridades
09:30 -Abertura da mostra de produtos Fair Trade
17:00 -Encerramento da mostra de produtos Fair Trade
Entidades participantes: Assodantas, Spress, Coopfam, Coagrosol, Coopasv, Espaço Fair Trade Mundo, Casa Apis, Apis Poços
Dia 30 na URCA- aberto ao público
19:00- Solenidade de Abertura