Projetos de leis culturais são entregues à Câmara Municipal

Prefeito foi acompanhado dos mestres de cultura popular, sr. Amadeu e dona Orlanda, na entrega do projeto ao presidente da Câmara

O  prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, acompanhado por membros do Conselho Municipal de Cultura, do Departamento de Cultura e de artistas da cidade, entregaram à Câmara de Vereadores os projetos de lei que criam, no âmbito do município, o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). Na tarde desta terça, 21, as autoridades e os artistas, em cortejo, saíram da Prefeitura e caminharam até a Câmara, onde realizaram a entrega dos projetos ao presidente da casa, vereador Paulo Tadeu.
O Sistema Municipal de Cultura de Poços de Caldas propõe uma maior participação da classe artística nas decisões a partir do Conselho Municipal de Política Cultural e da realização de consultas públicas por meio de conferências e fóruns de cultura.
De acordo com o prefeito, essa é mais uma etapa do cumprimento dos compromissos firmados pela gestão. “Com a criação da Secretaria de Cultura, dentro dos moldes do Sistema Nacional, poderemos buscar mais recursos para os artistas e produções culturais do município e desenvolver cada vez mais esse setor. Além disso, essa criação é um fato estratégico,pois promove uma série de ações que refletem no setor do comércio, da educação,  de turismo e na vida de toda a população”, afirmou.
Já o diretor de Cultura, João Alexandre Moura, ressalta que essa é uma antiga reivindicação do grupo cultural da cidade, e que foi realizada em conjunto com o poder público. “Atualmente temos mais de 800 artistas na cidade, que se uniram há um  ano e 10 meses para formular esse projeto, com o auxílio da assessoria jurídica da Prefeitura. Agora estamos  apresentando aos nossos representantes, com grandes esperanças de que seja aprovado.”
Na presença dos vereadores, o projeto de Lei foi entregue ao presidente da Câmara, Paulo Tadeu, que afirma que esse é o momento de longo debate e reflexão de todos os vereadores. “Creio que todos aqui têm grande aceitação da criação da Secretaria e do Sistema Municipal de Cultura, que terá como consequência uma política estratégica de cultura que trará benefícios para a cidade e para o próprio artista”.