Cultura promove capacitação de artesãos

Capacitação acontece todas as segundas, na Urca

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – Mãos de Minas  disponibiliza, desde julho deste ano, cursos gratuitos de empreendedorismo para os artesãos da cidade. O Projeto de Educação à Distância (EAD), tem por objetivo fortalecer o segmento artesanal do município por meio de capacitação profissional.
As aulas ocorrem todas as segundas-feiras, no Espaço Cultural da Urca, das 13h às 14h. O material apostilado distribuído aos alunos é confeccionado a partir do conteúdo do portal do Centro CAPE de Belo Horizonte. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação válido em todo o país.
Durante as aulas, são tratados assuntos como estruturação de uma instituição, planejamento estratégico e planejamento financeiro, além de propor problemas e teorias para a prática dos processos ensinados. As aulas são ministradas para quase 30 profissionais.
Poços de Caldas é a primeira cidade em Minas que conta com o ensino à distância do CAPE. Segundo a coordenadora do projeto, Ângela Nogueira, o novo método trará grandes benefícios aos artesãos poços-caldenses. “Com um maior conhecimento e entendimento das necessidades para a criação e funcionamento de uma associação ou cooperativa, esses profissionais poderão formular melhor seu comércio e aumentar o reconhecimento pela população”, afirma Ângela.