Jardim Botânico resgata plantas nativas

A expectativa é de que, nos próximos dias, outros caminhões com as plantas nativas cheguem à FJBPC.

A equipe da Diretoria Técnico-Científica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) foi incumbida, na última quinta-feira, 09,  de resgatar plantas nativas em área de preservação ambiental invadida por uma mineradora no vizinho município de Caldas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agropecuária de Caldas, Luís Antônio Fonseca Teixeira, toda ação foi iniciada através de denúncia da comunidade do bairro Bom Repouso.
O secretário conta que os moradores estranharam a movimentação no local e abertura de uma estrada, levando-os a entrar na área para fotografar e gravar vídeos da degradação que foram enviados ao Ministério Público (MP).
A partir daí, foi apresentada denúncia e a mineradora multada e impedida de continuar a minerar no local, uma vez que não possuía licença de lavra.
Por determinação da Justiça, a Prefeitura de Caldas deveria apresentar um laudo sobre a situação ambiental do local. Como não existe equipe ou instituto certificado para o trabalho naquele município, a FJBPC foi consultada e realizou o levantamento.
Conforme enfatizado pelo diretor Técnico-Científico, João Paulo de Lima Braga, com base na conclusão da equipe técnico-científica da FJBPC, o Judiciário em Caldas expediu uma liminar e, por solicitação da Prefeitura de Caldas, a equipe da FJBPC partiu para o resgate, encontrando inúmeras espécies da nossa flora encobertas por árvores nativas pela mineradora para tentar minimizar o crime ambiental, entre elas, muitas orquídeas e bromélias, plantas ameaçadas e outras raras, como um rizoma da família das violetas.
Ao longo de todo o dia, um caminhão basculante, cedido pela Prefeitura de Caldas, foi carregado com essas plantas e, no final da tarde, trazido para as instalações da FJBPC, carregamento que representa apenas ¼ de todo o prejuízo causado pela minerado à flora do Planalto de Poços de Caldas. A expectativa é de que, nos próximos dias, outros caminhões cheguem à FJBPC.
Todo material resgatado na última quinta-feira está sendo cuidado pela equipe da Diretoria Técnico-Científica e será replantado com o objetivo de preservar a flora e essas espécies endêmicas da nossa região.