Poços de Caldas assina termo de compromisso para implantação do curso de Medicina

???????????????????????????????

Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde assina o termo de compromisso

O município de Poços de Caldas e o governo federal assinaram, nesta quarta-feira (15), termo de compromisso para implantação do curso de Medicina na cidade. A solenidade de assinatura foi realizada no Espaço Cultural da Urca e contou com a participação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do vice Nizar El-Khatib, vereadores, secretários municipais, representantes do setor de saúde no município e de instituições de ensino superior.

A partir da assinatura do termo, o município se compromete a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações recomendadas para habilitação da faculdade. A próxima etapa para a implantação do curso de Medicina é o lançamento do edital para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas, que deve ser publicado em breve.

Poços de Caldas foi escolhida para sediar o curso de Medicina depois de criterioso processo de seleção dos Ministérios da Educação e Saúde, composto por três etapas de avaliação, sendo seleção inicial prévia, apresentação de dados e documentação e visitas técnicas. Dos 39 municípios brasileiros que receberão o curso, quatro são de Minas Gerais: Passos, Sete Lagoas e Contagem, além de Poços de Caldas.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, destacou que a abertura de novas vagas no curso de Medicina e de residência médica é uma das ações que integram o programa Mais Médicos. Ele destacou que o governo federal alterou a estratégia de abertura de novos cursos e passou a selecionar os municípios e as instituições que poderão ofertar o curso.

A próxima etapa é a escolha da instituição de ensino superior que sediará a faculdade de Medicina no município. Santos informou que, entre os critérios que serão utilizados, estão a proposta pedagógica, o projeto que oferecerá melhores investimentos na infraestrutura de saúde do município, o nível de adesão aos programas educacionais como ProUni e Fies, o número de bolsas de estudos e o valor da mensalidade. A expectativa é que o primeiro vestibular para o curso de Medicina em Poços de Caldas seja realizado já em 2015.

Conquista
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço avaliou que a abertura do curso de Medicina no município é uma conquista histórica para a saúde da cidade. “Este é o resultado do trabalho que teve início em 2013, quando Poços de Caldas aderiu ao programa Mais Médicos. É uma conquista que exigiu planejamento, trabalho e coragem. Nossa demanda por médicos em curto prazo foi suprida pela vinda de médicos de fora e a dificuldade de falta de profissionais em médio e longo prazos será atendida com a formação de médicos no próprio município”, afirmou.

“É um momento comemorativo em relação ao crescimento e ao fortalecimento do SUS no município”, celebrou a secretária de Saúde, Fátima Livorato. Segundo ela, o município vai garantir todas as condições para a implantação do curso. “É um ganho para a cidade, para a região e também para o país. Estamos ajudando a resolver um problema estruturante no sistema de saúde brasileiro, que é a insuficiência de médicos. A carência de profissionais é uma realidade no país”, enfatizou a secretária, que informou também que o Brasil tem 1,83 médicos por mil habitantes, quando países vizinhos e nações europeias têm média de mais de 3 profissionais por mil habitantes. A secretária ressaltou a preocupação dos Ministérios da Educação e da Saúde com a qualidade da formação de novos profissionais, o que ficou evidenciado no criterioso processo de seleção dos municípios contemplados com o curso.

O secretário adjunto de Saúde, Antônio Ângelo Rocha, é o representante legal do município junto aos Ministérios da Saúde e da Educação e coordenou todo o processo que culminou com a escolha de Poços de Caldas. Ele apresentou aos presentes todas as etapas vencidas pelo município até a concretização da faculdade de Medicina e ressaltou os ganhos em médio prazo para toda a estrutura de saúde da região.

???????????????????????????????

Solenidade de assinatura foi realizada no Espaço Cultural da Urca