DMAE registra recorde de troca de hidrômetros

Funcionários do DMAE trabalhando em adutora na zona leste

Na série especial de divulgação de informações e dados apresentados na Audiência Pública da última sexta-feira (12), na praça Pedro Sanches, hoje serão divulgados os resultados obtidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que na segunda-feira (15) completou 49 anos de fundação. A autarquia, que está se modernizando para melhor atender à população, obteve números positivos e satisfatórios, atendendo à demanda existente.
De março de 2013 a setembro de 2014, o DMAE realizou a troca de 22.528 medidores de diversas vazões, o que representou uma quantidade superior à realizada durante quase todas as cinco décadas de história da autarquia. Os novos equipamentos instalados nas residências dos poços-caldenses, que são medidores inteligentes, possibilitam a leitura, o corte e a religação da água em tempo real da Central do DMAE, através de um sistema online. A iniciativa é pioneira na América do Sul.
Neste período, o DMAE também adquiriu um caminhão-pipa para abastecimento e uma van, que vai funcionar como escritório móvel. Este veículo vai percorrer os bairros da cidade para aferir os hidrômetros instalados nas residências. A autarquia também colocou nas ruas um caminhão especial, com hidrojateamento e vácuo, para realizar a limpeza e a desobstrução de redes de esgoto.
O DMAE executou ainda inúmeras obras, como a adutora de água tratada no Posto União/Booster Eldorado, incluindo ramais domiciliares; e a linha de recalque de água tratada nos reservatórios Chapéu/Dom Bosco e Parque Pinheiros/Jardim Itamaraty III. Além disso, foram substituídas redes de água antigas em diversos bairros e implantado o conjunto de fossa/filtro no Centro de Controle de Zoonoses.
Intervenções também melhoraram os serviços oferecidos aos poços-caldenses, como a ampliação do quarto módulo da ETA V, que ampliou a capacidade de abastecimento e beneficiou 65 mil habitantes. Na zona leste, 10 mil habitantes serão, em breve, beneficiados com o reservatório elevado, construído com recursos próprios e com capacidade para 500 metros cúbicos.