Poços de Caldas comemora Semana Nacional de Trânsito

Durante os dias de evento, serão realizadas várias ações na cidade

De 18 a 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Defesa Social, em conjunto com as Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, SEST/SENAT e UNIMED Poços, promove diversas atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que este ano terá como tema: “Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade aos pedestres. Segundo o secretário Luís Carlos Lima, o objetivo é oferecer mais força à política urbana com intuito de construir uma cidade para as pessoas, possibilitando a convivência e a interação.
No contexto da mobilidade e da segurança no trânsito, o comportamento geral em apoio e proteção ao pedestre assume uma dimensão cada vez mais prioritária, posto que é o ator principal desse processo, sendo norteador das políticas de desestímulo ao uso do automóvel”, disse.
A Semana de Trânsito não é uma ação cujo desenvolvimento situa-se apenas nesse período do ano, mas sim um marco simbólico de orientação, correção de rumos e reflexões coletivas acerca de toda a problemática do trânsito e a busca incessante de maior segurança, lembrando sempre que o trânsito é meio e não fim, meio de possibilitar a vida urbana e atendimento a objetivos individuais, sociais e econômicos”, completa o secretário.
A vitimização no trânsito tem sido uma preocupação permanente. Segundo dados da Polícia Militar de Minas Gerais, em 2012, foram registrados na cidade 2.411 acidentes contra 2.474, em 2013. Por outro lado, foram reduzidos os números de vítimas. Em 2012, foram 761 e ano passado, 661. “Verificando dados específicos de atropelamento, aí considerado o período de setembro de 2013 a agosto de 2014, tivemos 172 registrados, com três casos de fatalidade. Diante destes números, trabalhar a temática objeto da semana nacional de trânsito tornou-se uma diretriz de ações permanentes que possam resultar em melhoria desses eventos que causam trauma, dor e interrompem trajetórias de vida que poderiam não ocorrer por se tratar de eventos evitáveis”, destacou o secretário de Defesa Social.
Durante os dias de evento, serão realizadas várias ações na cidade, como blitzen educativas para motoristas, em horários variados, nas Praças Pedro Sanches, Dom Pedro II, e na Fepasa; panfletagem para pedestres; e apoio do comércio na difusão de orientações de conduta para motoristas e pedestres, nas ruas Assis Figueiredo e Rio Grande do Sul, e no Terminal de Linhas Urbanas.
Como forma de mobilização do sistema educativo foram programadas palestras, com apoio da Guarda Municipal, e uma esquete com o tema da campanha, que será apresentada pelo Círculo das Artes aos alunos de 4ª a 6ª série das Escolas Municipais Wilson Heddy Molinari, Edir Frahya, Maria Ovídia Junqueira e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.
Também será realizada uma intervenção educativa na zona sul de Poços de Caldas, no domingo (21), no dia do desfile em comemoração ao aniversário do bairro Conjunto Habitacional.