Prefeitura divulga dados apresentados em audiência pública

Departamento de Educação Ambiental registrou 2.332 visitas e ofereceu oito cursos na área ambiental para mais de 300 alunos

Dentro do processo de publicização dos atos de governo, dentro dos conceitos de transparência e responsabilidade, a Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira, uma série especial de divulgação das informações e dados apresentados na audiência pública realizada na praça Pedro Sanches, durante toda a última sexta-feira (12).

O objetivo é facilitar o acesso da população às contas públicas e ao trabalho que vem sendo desenvolvido na administração municipal, atingindo o maior número de munícipes e incentivando a efetiva participação popular. “A partir de hoje, a população poderá conferir no Portal da Prefeitura, na nossa página nas redes sociais e também nos jornais locais, que são nossos parceiros na tarefa de informar à população, um resumo do que foi apresentado na audiência pública Responsabilidade e Transparência por área. Hoje, daremos início com as ações do Jardim Botânico”, explica o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Em 2013 e 2014, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) centrou esforços no sentido de levantar e corrigir toda e qualquer inconformidade administrativa, trazendo uma maior transparência, participação popular e recursos para a FJBPC. Entre as ações administrativas, estão a concretização do Conselho de Curadores, auditoria interna, criação do departamento de compras e licitações, elaboração do planejamento estratégico 2014/2016 e concretização do Departamento de Educação Ambiental.

O Jardim Botânico assinou sete convênios com DMAE, DMEE, DMED, Danone e Alcoa, trazendo recursos que, apenas em 2014, chegam à casa dos R$ 704 mil que, somados ao repasse da Prefeitura de R$ 840.000,00, representam um aumento de 180% na arrecadação de 2014 em comparação a 2012. Foram investidos R$ 150 mil em infraestrutura, com a construção e adequação das vias internas

Entre as principais ações estão a criação do Espaço de Educação Ambiental “Miguel Arcanjo” e da

Trilha Ecológica educativa “Valdemar D’Arcádia”, o lançamento da revista científica “Regnellea Scientia”, a efetivação do Departamento de Educação Ambiental, com 2.332 visitas registradas e oito cursos na área ambiental, com mais de 300 alunos.

A FJBPC também lançou o programa “Cultivando Minha Cidade”, que realizou 18 intervenções por toda a cidade, levando educação ambiental aos bairros e 1º Concurso de Poesias, que contou com 15 escolas participantes. A fundação foi a 1ª colocada no programa de Patrocínio do Instituto Alcoa, recebendo R$ 120 mil para implantar em Poços de Caldas o maior Laboratório de Cultivo em Vidro do Interior do estado.

Dentro dos próximos projetos do Jardim Botânico, encontram-se a construção de três estufas e um galpão de armazenamento para o Centro de Cultivo de Propagação Vegetal; um anfiteatro a céu aberto, um restaurante e lanchonete sustentável e a implantação de um sistema de reuso de água da chuva.

Também está prevista a informatização e disponibilização online do Herbário, a criação da lei de cargos e salários. A FJBPC também prevê a elevação da categoria “C” para “A” no ranking de Jardins Botânicos Nacionais.