Festa UAI segue até domingo

Grupos de Folia de Reis se apresentam durante a festa, no palco da Praça

Teve início na última quarta e segue até domingo,31, o maior festival do folclore do Sul de Minas, a Festa UAI de Poços de Caldas, que está em sua trigésima segunda edição. Manifestações populares, rezas, cantos, danças e sabores  foram resgatados da tradição mineira e podem ser conferidos no estacionamento do estádio municipal Ronaldo Junqueira, o recinto da festa. A Festa UAI é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Na noite de quinta, o público pode conferir Folia de Reis,  maracatu  e o Grupo Parafolclórico Flor da Serra, com suas danças típicas. A diversão ficou por conta do show com a artista Nanny People, no palco do circo e dos artistas da Cia Magia de Teatro e o Palhaço Jeca. Os shows de destaque foram Tostão Sanfoneiro e a dupla Renato e Giovanelli, no palco principal.
No sábado e no domingo, as barracas de entidades assistenciais servem almoço, com a deliciosa comida típica mineira: lombo, bisteca, tutu de feijão, frango com quiabo, lingüiça com mandioca, torresmo e doces. Na fazendinha, animais como pôneis e galinhas fazem a alegria da criançada, que pode se divertir ainda nos  brinquedos infláveis. Próximo à fazenda, na Casa do Caboclo, uma legítima residência do Jeca, construída com a técnica de pau-a-pique , expõe utensílios utilizados na roça, como moedor de café, gamelas, panelas de ferro sobre o fogão a lenha, lamparinas, rádios antigos, cama e armários. Também na Casa do Caboclo, um forno de barro  assa deliciosos biscoitos e broas, servidos no local acompanhados de quentão ou chá.

A culinária é um dos destaques da festa

O Circo Coliseu di Roma é outra atração à parte. Tem sessões às 10h, 14h, 16h e 19h. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura https://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/wp-content/uploads/2014/08/PROGRAMA_O_FINAL_DA_32_FESTA_UAI_xl.pdf

Artistas locais e o palhaço Jeca divertem o público no intervalo das atrações

A Festa Uai tem o patrocínio do Grupo DME e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tendo como proponente a produtora cultural Margarida Valente.