Prefeitura inicia atualização do cadastro da habitação

coletiva habitacao 010

A partir desta sexta-feira (29), a Prefeitura dá início ao processo de atualização do cadastro da habitação de interesse social para as pessoas que possuem inscrição antiga. Para realizar a atualização cadastral, o interessado deve agendar o atendimento e levar os documentos necessários.

O agendamento deve ser feito por telefone. Já os documentos necessários para a atualização dos dados são CPF, RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e comprovante de renda. Vale ressaltar que, neste momento, a Prefeitura realiza apenas a atualização cadastral das pessoas que já têm inscrição no sistema. Não serão feitos novos cadastrados.

Atualmente, o Sistema de Informação da Secretaria de Promoção Social apresenta uma listagem onde constam 13.440 inscritos ainda não contemplados com habitação de interesse popular. No entanto, os dados cadastrais são inconsistentes, daí a necessidade da atualização. Há inscrições duplicadas, com dados divergentes e falta de informações essenciais.

“Com o atual sistema de armazenamento dos dados, é impossível executar uma avaliação correta das famílias para proceder a seleção e dar transparência aos arquivos dos procedimentos, além do risco de um resultado pouco eficiente”, destaca a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues.

A atualização do cadastro vai até março de 2015. Com o objetivo de garantir melhor organização do serviço e atendimento satisfatório à população, será necessário agendar o dia e horário, pelos telefones:

3712-9371
3722-2848
3722-1311

O atendimento telefônico para o agendamento funciona das 8h às 17h. O trabalho de atualização cadastral será feito por equipe treinada, em parceria com o SOS. Haverá campanha publicitária para ampla divulgação em rádios, TVs e material impresso que será disponibilizado em ônibus, terminais de linhas urbanas, CRAS, unidades de saúde e demais locais de grande circulação de pessoas. Os inscritos receberão, ainda, correspondência para os endereços cadastrados.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressalta que o objetivo é realizar um trabalho técnico que garanta a segurança dos dados cadastrais, daí a necessidade do agendamento. “Estamos pensando no cuidado que a nossa população merece. O atendimento demanda tempo e, para que a equipe possa atender a todos com atenção, é preciso marcar, por telefone, o dia e o horário do atendimento. Assim, evitamos filas e oferecemos melhores condições tanto para o usuário como para a equipe”, ressalta.

O início do trabalho de atualização cadastral foi anunciado pelo prefeito em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, no gabinete, que contou com a presença do vice Nizar El-Khatib, da secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Junqueira, do secretário de Governo, Fernando Posso, da presidente do SOS, Nélida Marina Pistone e da equipe da secretaria de Promoção Social.

INSCRITOS NÃO CONTEMPLADOS

SEGUNDO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO