Vacinação antirrábica está suspensa em 2014

Ministério da Saúde ira distribuir vacina apenas para municípios com risco iminente de transmissão de raiva

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde comunica que a campanha de vacinação antirrábica animal, normalmente realizada no mês de agosto, será suspensa neste ano de 2014.
“Tal suspensão se justifica em virtude de um atraso no cumprimento do cronograma de entrega da vacina antirrábica animal ao Ministério da Saúde pela empresa fornecedora da vacina”, informa Jorge Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. Ele explica ainda que os estoques existentes da vacina no Ministério da Saúde serão distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, como na região amazônica e áreas de fronteira com Bolívia e Paraguai.
Em Minas Gerais, mais de 3,3 milhões de cães e gatos podem ficar sem imunização este ano. No município de Poços de Caldas, o risco de transmissão é baixo, já que nunca houve casos notificados da doença na cidade. Ainda assim, as atividades de vigilância, pela Secretaria Municipal de Saúde, serão intensificadas, bem como a vacinação no próximo ano, que deve ocorrer no segundo  trimestre de 2015.
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que ataca os nervos periféricos de animais e seres humanos. O vírus se instala no sistema nervoso central e nas glândulas salivares, onde se multiplica.