GP de Carrinho de Rolimã aconteceu domingo

Carrinhos chegam a atingir 80km/h na descida da Serra de São Domingos

Foi realizado no domingo, 17, o 8° GP de Carrinho de Rolimã Poços de Caldas. O evento foi realizado na estrada que dá acesso ao monumento do Cristo Redentor, no alto da Serra de São Domingos. O evento reuniu 88 pilotos e atraiu dezenas de pessoas de várias partes do país. O campeonato tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
A concentração começou por volta de 11h. “O evento parte de uma brincadeira antiga que atualmente quase não existe mais nas ruas das cidades. Descer ladeiras em cima de um carrinho feito de madeira e rolamentos, já foi algo muito praticado nos anos 80 e 90, mas que hoje está em extinção”, explica César Marquesini, um dos organizadores do evento. Segundo ele, “a ideia do campeonato é fazer com que essa brincadeira se mantenha viva e que as novas gerações saibam o que é um carrinho de rolimã. Esse torneio não se trata de um esporte, e sim de uma paixão”.
E foi assim, movidos por esta paixão, que neste final de semana um dos pontos turísticos mais famosos da cidade se tornou palco de um esporte radical apreciado por muitos. O evento atraiu 88 pilotos inscritos e cerca de 60 espectadores da modalidade. Para chegar ao campeão, foram formadas 4 baterias com 22 participantes até se chegar à final. Os carrinhos foram levados até o alto da serra com auxílio de um caminhão. Na descida o carrinho, geralmente feito de madeira, chega a atingir 80 km por hora. Para o campeão do ano passado, Tarlis Carvalho, “é preciso muita confiança e deixar o medo de lado, a descida é muito difícil e exige muito do piloto. Mas nós viemos mais é por diversão e para manter viva essa tradição da nossa infância”, contou o piloto, que conquistou o bicampeonato.
Os três primeiros colocados desta oitava edição foram, Tarlis Carvalho, em primeiro lugar, Ricardo David, em segundo e Carlos Melo na terceira colocação. Os vencedores ganharam prêmios dos patrocinadores do evento e troféus.