Ministro da Saúde inaugura UPA

Inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira (28)

O ministro da Saúde Arthur Chioro e o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço inauguraram nesta segunda-feira (28) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, localizada no bairro José Carlos, na zona leste da cidade. O atendimento à população começa amanhã, terça-feira, às 7h.
Construída numa área de 1.980 m², a unidade contribuirá para o atendimento da rede básica de saúde, chegando a resolver 85% dos problemas da população e com grande capacidade de diagnóstico. O investimento anual do governo federal será R$ 6 milhões, com custeio mensal estimado de R$ 500 mil.
Também participaram da inauguração, o vice-prefeito Nizar El Khatib, a coordenadora da UPA, Emilene Pinheiro, o representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Regis Kersul, a secretária Municipal de Saúde, Fátima Livoratto, a secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Aparecida Pimenta, o primeiro-secretário da Câmara de Vereadores, José Maria Vieira, e a primeira-dama, Cláudia Lourenço. Também prestigiaram ao evento vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, empresários e a população em geral.
Chioro, que percorreu todas as instalações da UPA, avaliou que em Poços de Caldas já existe bom atendimento de alta complexidade e, agora, o Ministério da Saúde está promovendo esforço integrado com a cidade também para ampliar e melhorar a rede básica. Segundo ele, o município conta atualmente com dez médicos do Programa Mais Médicos, que atendem um universo de 34 mil pessoas, e, junto com os oito profissionais do Programa de Valorização de Profissionais de Atenção Básica (Provab), elevam esse número para cerca de 80 mil habitantes.
Chioro ressaltou que o novo conceito de atendimento da UPA deve ser observado por todos profissionais da rede da saúde e, também, pela população em geral e a imprensa. O ministro explicou que na unidade a assistência não é feita por ordem de chegada, mas sim pela classificação de gravidade do caso. De acordo com ele, a lógica do ministério é remunerar o sistema pela necessidade e não por produção. “Isso faz diferença, porque casos graves podem ser estabilizados, preservando-se vidas”, comentou.
Eloísio se referiu ao novo momento da saúde na cidade e disse que a reorganização exige mais empenho profissional, no entanto, a estrutura tecnológica dá maior qualidade às condições de trabalho. O prefeito lembrou, ainda, que a UPA é importante dentro do sistema de saúde, porém, é preciso observar e entender os critérios de assistência no local, para ter uma percepção correta do serviço que se presta ali e o tempo médio de atendimento em cada caso.
O prefeito elogiou o empenho dos servidores lotados na Policlínica e disse que a população tem muito a agradecer aos profissionais daquela unidade de saúde, por tudo que fizeram nesses anos. Para ele, para fazer justiça seria preciso exaltar o nome de cada um que prestou serviço na unidade, porque só os casos de pacientes que, por algum motivo, tiveram problemas no atendimento ganham destaque. “Sabemos que no local se lida com vidas e muita gente recebeu atenção total e foi salva, porém, esses casos não se tornam públicos”, lamentou.
ESTRUTURA
A UPA funciona 24 horas por dia e é equipada com salas de raio-X, de urgência e emergência, isolamento e três enfermarias com quatro leitos cada. No local funciona também ortopedia e gesso, assistência social, consultórios, salas de classificação de risco, para medicação e inalação. A unidade conta, ainda, com equipamentos de última geração para o atendimento de urgência e emergência.
A unidade está localizada na praça Tancredo Neves, s/nº,  e foi construída com recursos de R$ 3 milhões do governo federal e R$ 980 mil de Minas Gerais. A estimativa é que entre 100 e 200 mil habitantes de Poços e microrregião podem ser atendidos na unidade. Com a inauguração da UPA, a Policlínica será utilizada para outras finalidades, dentro do sistema de saúde do município.
UBS KENNEDY I
A UBS do Jardim Kennedy I também foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira pela manhã. O custo da obra foi de R$ 860 mil. O local possui 470 m2 e abriga consultórios, salas de procedimentos, vacinas, inalação, coleta e curativos. Também há espaço para atividades coletivas, área para dispensação de medicamentos, recepção, área administrativa e de apoio. No local foi construída uma academia ao ar livre. O prefeito esteve no local no início da tarde com o ministro, visitando as dependências da unidade.