Público prestigia comemoração dos 100 anos da Banda Maestro Azevedo

A comemoração aos 100 anos da Banda Municipal Maestro Azevedo, tradicional conjunto musical de Poços de Caldas, reuniu bom público no parque José Affonso Junqueira, na manhã e tarde de domingo (20). O evento realizado dentro da programação do Julhofest contou com a participação de cerca de 500 músicos, componentes de bandas civis dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A Banda Maestro Azevedo se apresenta atualmente todos os domingos de manhã, no Coreto da Praça Pedro Sanches, um dos principais pontos turísticos da cidade. O evento do último final de semana homenageou a trajetória artística do ilustre Joaquim Lourenço de Azevedo Filho – Maestro Azevedo –, que foi regente oficial da banda em Poços de Caldas.
O maestro nasceu 1872 Santo Antônio do Pinhal, município vizinho de Poços. O músico morou também em Mogi Mirim e São João da Boa Vista. O maestro Azevedo faleceu em 1952, deixando um repertório apreciável de composições, incluindo polcas, tangos e operetas.
Quem também registrou a historia do maestro foi o jornalista poços-caldense, Luis Nassif. Em artigo, em 1999, para o Jornal Folha de São Paulo ele contou que a mais tradicional banda de retreta da cidade surgiu em agosto de 1914, formada por alguns músicos de serenatas que tocavam em procissões, quermesses, leilões etc. À época, o grupo se apresentava com o nome de ‘Lira de Poços’.  Em 1958 é a banda ganhou oficialmente o nome do maestro.
A programação completa do Julhofest está no site www.pocosdecaldas.mg.gov.br.