Centenário da Banda Maestro Azevedo será comemorado com encontro musical

Quinze bandas vão se apresentar no domingo (20), no Parque José Affonso Junqueira

Em comemoração aos 100 anos da Banda Municipal Maestro Azevedo, haverá dentro da programação do Julho Fest 2014, um encontro de bandas musicais civis. O encontro no domingo (20), a partir das 8h, no Parque José Affonso Junqueira, bandas de São Paulo e Minas Gerais, totalizando mais de 500 músicos.
O evento homenageará toda a trajetória artística do ilustre Joaquim Lourenço de Azevedo Filho – o Maestro Azevedo – que foi regente oficial da banda.
Nascido em Espírito Santo do Pinhal, Azevedo morou também em Mogi Mirim, São João da Boa Vista e, finalmente em Poços, onde regeu a Banda.  Ela se apresenta atualmente todos os domingos de manhã, no Coreto da Praça Pedro Sanches.
A mais tradicional banda de retreta da cidade surgiu em agosto de 1914, quando alguns músicos de serenatas organizaram uma pequena banda para tocar nas procissões, quermesses, leilões e outros eventos. Seus primeiros maestros foram Roque, Pedro de Castro e Major Trindade, regentes que contribuíram muito para o crescimento do grupo. Nesta época o grupo se apresentava com o nome de ‘Lira de Poços’.  Em 1958 é que a banda ganhou oficialmente o nome do maestro que mais marcou sua história.
O evento faz parte da programação oficial do Julhofest .  A programação completa do Julhofest está no site www.pocosdecaldas.mg.gov.br