Tiro de Guerra antecipa comemoração do Dia do Exército

Prefeito e vice participaram das comemorações

O Dia do Exército, oficialmente comemorado em 19 de abril, teve cerimônia antecipada nesta quinta-feira (17), no início da manhã, no Tiro de Guerra (TG), em Poços de Caldas. Participaram do ato cívico, o chefe de instrução dos atiradores, Claudinei Ramos Correa, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice, Nizar El Khatib. Também demais autoridades militares e civis da região, empresários, ex-combatentes, personalidades políticas e familiares dos atiradores.
A cerimônia lembrou os 366 anos de história do Exército Brasileiro, que tem como marco inicial a Guerra dos Guararapes (1648), quando cerca de dois mil cidadãos brasileiros: portugueses, índios e escravos se uniram para combater e expulsar do Monte Guararapes, em Pernambuco, invasores holandeses, que tinham interesse no açúcar produzido em terras brasileiras.
O comandante Corrêa, do TG, diz que a história do Exército se confunde com a própria história da nação brasileira, se constituindo no braço forte em defesa da soberania nacional. O militar comenta, ainda, que o Exército atua dando apoio a outros órgãos em casos de calamidades, desastres e, também, na manutenção da ordem pública.
Sobre o Tiro de Guerra, o prefeito disse que “a relação do município com a corporação é de parceria, por isso ajuda em algumas benfeitorias, como a reforma da quadra poliesportiva, e também no apoio as atividades rotineiras para que o TG funcione bem”.
Durante a cerimônia foram homenageadas personalidades e instituições da cidade, que contribuíram com o Tiro de Guerra. Receberam Diploma de Colaborador de Mérito, a corporação da 29ª Cia. de Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, ambos com quartel em Poços de Caldas. Também foi condecorado o empresário do ramo hoteleiro, Douglas Blasi.
O grupo de atiradores, que concluíram do Curso de Formação de Cabos (CFC), participou da cerimônia no Tiro de Guerra. O ex-pracinha, Gonçalo Coalhado, que serviu no TG de Poços de Caldas em 1942, também prestigiou ao evento. Em 1945, na Segunda Guerra Mundial, ele participou do grupo de artilharia montada, junto com tropas americanas em combates nas fronteiras no Norte do Brasil.