Novas tabelas salariais são apresentadas a servidores

Na manhã da última segunda-feira (14),  o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço o apresentou aos funcionários das secretarias de Obras e Serviços Públicos, o projeto de revisão das tabelas salariais dos servidores. Na oportunidade, ele explicou e esclareceu dúvidas sobre a proposta, que já foi enviada à Câmara para avaliação dos vereadores. O encontro aconteceu na fábrica de manilhas da secretaria.
Na semana passada, o prefeito já havia se reunido com centenas de servidores na Urca. No encontro, ele fez questão de destacar que o grande objetivo é fazer com que os funcionários públicos percebam o benefício na carreira.
“Hoje, as promoções não são sentidas e os servidores precisam ser valorizados pela importância do trabalho que desempenham. A intenção é oferecer melhores condições de trabalho aos cerca de 5.500 de servidores”, disse o prefeito.

Proposta
Aprovada na Câmara, a revisão das tabelas salariais fará com que não existam servidores com salário-base menor do que o mínimo nacional. Hoje, aproximadamente 20% dos funcionários públicos municipais estão nesta situação, sendo que a Prefeitura realiza a complementação salarial para que ninguém receba menos do que é estabelecido por lei.
Esta incoerência nos salários dos servidores é percebida no município desde 2010, uma vez que a maioria dos reajustes salariais oferecidos em administrações passadas não acompanhou a política de valorização do salário mínimo do governo federal.
Ao todo, a proposta enviada à Câmara beneficiará 2.386 funcionários públicos municipais – 43,32% do quadro de pessoal da prefeitura.

Valorização do servidor
Em pouco mais de um ano de gestão, inúmeros benefícios foram concedidos pela atual administração ao servidor, dentre eles: 6,2% de reajuste em 2013; 7% em 2014; reajuste do vale-refeição (de R$250 para R$315); novos uniformes para a Guarda Municipal; treinamentos para diversos setores; ampliação da licença-maternidade, além da assinatura do acordo coletivo, que não acontecia desde 2008.
A revisão das tabelas é mais uma política de valorização do servidor.
Novas reuniões
A intenção do prefeito Eloísio é conversar com a maioria dos servidores sobre a proposta. Na próxima quarta-feira (16), mais uma reunião está marcada. Os funcionários públicos do município poderão ir à Urca, às 17h30, esclarecer as dúvidas diretamente com o Chefe do Executivo.
Dúvidas
Os servidores também têm outro canal de comunicação para se informar sobre as novas tabelas. Eles podem entrar em contato pelo e-mail: duvidasnovaproposta@pocosdecaldas.mg.gov.br