Festas e Manifestações Folclóricas

Festa de São Benedito

10509389_729252257116197_507527850_o

A festa de São Benedito é a mais tradicional da cidade, realizada na Praça da Igreja de São Benedito. O evento é uma das principais manifestações culturais de Poços de Caldas, com participação de milhares de pessoas no decorrer da festa. A programação inclui
apresentações de grupos de congos e caiapós, eventos religiosos, além das famosas barracas das paróquias, que comercializam pratos típicos, doces e bebidas quentes. No dia 13, que é feriado municipal, acontece uma procissão pelas ruas da cidade, acompanhada por um grande número de devotos do santo. Todo ano, a Festa de São Benedito registra recorde de público. Além de resgatar as tradições culturais da cidade, o evento é um grande atrativo turístico. Acontece de 1º a 13 de maio, dia de São Benedito, feriado municipal em Poços de Caldas.

Encontro de Companhias de Santos Reis

Foto: Rossmaly Borges

O Encontro de Companhias de Santos Reis tem como objetivo valorizar a tradição popular, resgatando o sentido religioso. Os personagens se caracterizam sempre com roupas bastante coloridas. Com seu jeito alegre e descontraído, o palhaço ou bastião, um dos integrantes do grupo, deve proteger o menino Jesus. Ao som dos instrumentos musicais, os grupos levam a bandeira, um estandarte ornado com motivos religiosos, à qual tributam especial respeito. As canções são sempre sobre temas religiosos. Os que se apresentaram geralmente são: Cia. de Reis Sr. José Vítor da Silva, Cia. de Reis Sr. Zé Santana, Cia. de Reis Sr. Corumbi, Cia. de Reis Sr. Pedro Gomes da Silva, Cia. de Reis Sr. Amadeu, Cia. de Reis Sr. Antônio Cassemiro, Cia. de Reis Parque Esperança, Cia. de Reis Sr. Benedito Luiz da Costa. O Encontro acontece no início do mês de janeiro.

Carnaval

10490213_729253700449386_1302691704_n

O carnaval em Poços de Caldas atrai principalmente famílias e casais que vem em busca de diversão, mas sem perder a tranquilidade. Nesta época o turista encontra muita música nas praças e no coreto do centro da cidade, com apresentações de charangas e serestas cantando as clássicas marchinhas, resgatando o carnaval retrô.
Além dos tradicionais bailes de salão, como o Baile do Vermelho e Preto, que abre as comemorações na sexta-feira e o Banho a Fantasia, realizado na piscina do Country Club, Poços traz também diversas bandas de axé que animam os jovens nas noites de carnaval.
Acontecem ainda o desfile de escolas de samba e blocos de rua, eleição da rainha do carnaval e o baile Brilhos e Luzes, com a eleição do Miss Gay.

Festa Uai

10439270_717862681588488_2103467861_o
A Festa Uai é um dos eventos mais tradicionais de Poços de Caldas, uma festa que busca resgatar a cultura caipira mineira com apresentações de grupos folclóricos, como os Ternos de Congo, Folia de Reis e Caiapós, além de shows com cantores de música caipira regional e nacional. O evento também conta com a Fazendinha e a Casa do Caboclo, retratando a paisagem e os costumes do povo caipira, Concurso da Flor Cabocla e Cavalgada.
A gastronomia é um atrativo à parte, são várias tendas servindo o que há de melhor na cozinha mineira, deliciosos pratos preparados no fogão à lenha e no forno de barro.