Prefeitura convoca para matrícula de crianças cadastradas na Educação Infantil

Prefeito e secretária anunciaram a realização de matrícula de, pelo menos, 1.234 crianças nas creches municipais em 2014

A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas vai matricular, para o ano letivo de 2014, pelo menos 1.234 crianças cujas famílias realizaram o cadastro para a Educação Infantil, nos meses de março e agosto de 2013, e que aguardam vaga nas creches do município. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (25), pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e pela secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.
As famílias estão sendo comunicadas sobre a oferta de vaga por meio de carta, enviada pela SME via Correios. A partir do dia 2 de dezembro até 20/12, serão realizadas as matrículas das crianças cadastradas, no Centro Municipal de Educação Infantil indicado na carta, para início a partir de fevereiro de 2014.
A família que realizou o cadastro e não receber o comunicado até o dia 2 de dezembro deve procurar a Secretaria Municipal de Educação, na rua Prefeito Chagas, 464, das 8h às 18h ou entrar em contato pelo telefone 3697-5111. Se a família receber a carta, mas tiver alguma dúvida, também deve procurar a SME.
Diferente dos anos anteriores, em 2013 foram realizados dois cadastros para a Educação Infantil, nos meses de março e agosto. A partir deste ano, o cadastro foi centralizado na Secretaria Municipal de Educação e regulamentado por meio de uma Portaria da SME/ Conselho Municipal de Educação.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressaltou a transparência e a eficiência do processo de cadastramento da Educação Infantil. “Transferimos todo o processo de cadastro para a Secretaria Municipal de Educação, em uma lista única, facilitando a organização. A partir disso, vamos conseguir atingir 1.234 crianças, reduzindo bastante a nossa fila de espera e garantindo o direito das famílias”, destacou.
Também participaram da coletiva, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Governo, Fernando Posso, vereadores e equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Vagas
Em 2013, foram matriculadas nas unidades municipais de Educação Infantil, aproximadamente 1.000 crianças, totalizando 5.500 crianças de zero a 5 anos atendidas. Em 2014, devem ser abertas mais 300 novas vagas nas creches, com a inauguração dos Centros Municipais de Educação Infantil do Marco Divisório e Dom Bosco, que aguardam o término das obras. Também já tiveram início, os trabalhos para a construção de uma creche no bairro Vila Matilde, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação.
A Secretaria Municipal de Educação não tem crianças de 4 e 5 anos cadastradas sem que tenha sido realizada a oferta de vagas. Já de 0 a 3 anos, somente será possível definir o número de crianças que ainda ficarão sem atendimento após a realização das matrículas das crianças convocadas.
Plantão
Para as crianças já matriculadas nas creches municipais, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá atendimento em regime de plantão, durante as férias escolares, em três Centros Municipais de Educação Infantil: Acalanto, Caminho da Luz e Carrossel. De acordo com a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, as três unidades funcionarão na primeira quinzena de janeiro. Já na segunda quinzena, todas as unidades estarão em funcionamento.

Prefeito, vice, secretários e equipe da Secretaria Municipal de Educação participaram da coletiva