AjudaMapa do site
Página inicial arrow Notícias arrow Circuito Sul Mineiro de Judô acontece em Poços
Circuito Sul Mineiro de Judô acontece em Poços Imprimir E-mail
21 de março de 2006

ImageNo último domingo,19, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Dr Artur de Mendonça Chaves, a primeira Etapa do Circuito Sul Mineiro de Judô. A realização do Campeonato foi do Clube de Judô de Poços de Caldas e organizado pela Liga Sul Mineira de Judô com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes.

Com início às 9h:30m da manhã, a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, de árbitros e oficiais, vereadores, deputados, secretários e do prefeito de Poços, Sebastião Navarro.

O público rapidamente encheu as arquibancadas para assistir a participação de judocas das categorias Infanto juvenil, Pré-juvenil, Júnior, Sênior, Master Masculino e Feminino, Biriba mirim e infantil masculino e feminino, vindos de 18 cidades, contando com Poços.

O tatame serviu de passarela para o desfile da primeira volta de aquecimento das 18 delegações. A categoria Junior, de 18, 19 e 20 anos, abriu a primeira etapa do circuito de Judô, logo depois a categoria Mirim com 7 e 8 anos, depois a Sênior e Master.
Disciplina, força de vontade e coragem estavam presente nas atitudes dos mais de quatrocentos judocas que representavam as 17 cidades, que vieram para competir. Andradas, Baependi, Cambuquira, Caxambu, Divinolândia, Inconfidentes, Itamogi, Itamonte, Machado, Muzambinho, Poá, Poço Fundo, Pouso Alegre, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo, duas academias representando a cidade de Varginha e a anfitriã Poços de Caldas.

O secretário de Esportes, Antonio Carlos Pereira, estava satisfeito por ver o ginásio recebendo muitas famílias. Ele definiu o esporte como um fator de inclusão social. O secretário disse ainda que Poços é forte na modalidade de judô. "Temos uma quantidade grande de garotos que lutam judô. Seria um contra-senso participar da Liga Sul Mineira e não ter um evento na maior cidade que faz parte dessa Liga".
Dos 350 alunos do Clube de Judô de Poços de Caldas, 85 foram selecionados para comparecer ao ginásio para competir. Segundo o professor Mitsuhisa Matsuo, as crianças podem começar a treinar a partir dos dois anos de idade, ter alimentação balanceada, contendo muita proteína e treinar bastante. O professor levou em conta a capacidade físca, a técnica e a disciplina, na hora de escalar a equipe que veio participar da competição.

O professor e presidente da Liga Sul Mineira de Judô, Luciano Antonio da Silva elogiou a atual administração pelo apoio dado para a realização do campeonato e ressaltou o Judô do Sul de Minas. "Poços teve o privilégio de fazer a abertura do Circuito Sul Mineiro. A Liga atualmente está entre as três melhores do país. Existem cerca de 35 filiados e 800 atletas. A Liga prioriza a formação do caráter e educação das crianças. Minas possui um judô de destaque no Brasil, mas o do Sul de Minas, é o que tem crescido mais".

Judocas
Representando o judô da academia Morada do Sol, da cidade de Poá (SP), Juliano 15, luta desde os seis anos e tem quase setenta medalhas. Ele veio junto com outros amigos judocas para competir. Os paulistas que chegaram de van, estranharam o frio que fazia de manhã na cidade. A equipe  conseguiu chamar a atenção do público enrolados em um cobertor em plena arquibancada. "Já vimos oito vezes em outras cidades de Minas, mas para poços é a primeira vez, não sabíamos que aqui fazia tanto frio".

Guilherme Flora Garcia 11, morador de Poços, luta pela Caldense, pratica judô h[a quatro anos e meio e se depender da mãe dele, Flávia Garcia, o filho já ganhou todas as medalhas, diz ela sorrindo. "Sou tiete dele, dou a maior força em todos os campeonatos e competições".

Há um ano e mio atrás, a mãe de Tanitza dos Santos, inscreveu a menina para começar as aulas de judô na academia Oriente na cidade de Baependi(MG), o motivo foi a asma que tinha. Hoje Tanitza além de gostar do esporte, disse que a mãe tinha razão, não sente mais a asma forte que tinha.

Maiara Bacelar 11, veio de ônibus da cidade de Caxambú(MG), apesar em outra cidade, freqüente a mesma academia que Tanitza, ela luta desde os 3 anos, já ganhou muitos troféus. Ela quebrou a clavícula em uma luta desde os três anos, mas nem isso, foi capaz de afastá-la da luta.

O Circuito terminou às 18:30 tendo Poços de Caldas em primeiro lugar na classificação geral, o segundo lugar ficou para a cidade de Varginha e o terceiro lugar para Ribeirão Preto.

Confira outros eventos da Secretaria de Esportes:

A Secretaria de Esportes está com outras atividades agendadas para os próximos meses. No feriado de 21 de abril, acontece um grande torneio de Karatê. Outro evento que vai agitar a cidade é o Enduro de Moto, no dia 7 de maio. E para o mês das férias, em julho, uma corrida pedestre está sendo preparada, com trajeto de Poços à cidade de Caldas. O secretário Antonio Carlos Pereira, acredita que essa corrida vai entrar para o calendário dos eventos tanto de Poços quanto de Caldas e estará aberta à participação dos turistas.