AjudaMapa do site
Página inicial arrow Notícias arrow CRAS terá biblioteca itinerante
CRAS terá biblioteca itinerante Imprimir E-mail
11 de novembro de 2008

Image
O projeto é uma ampliação da biblioteca do Restaurante Popular
O projeto “Meu mundo tem o tamanho da minha linguagem”, desenvolvido no Restaurante Popular, será ampliado para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) a partir de janeiro de 2009. O projeto consiste na manutenção de uma biblioteca para os usuários do Restaurante Popular, e uma biblioteca itinerante, que agora também visitará os CRAS nos bairros.

A biblioteca itinerante contará com 30 livros de vários gêneros, emprestados da biblioteca do Restaurante Popular. Os usuários poderão retirar as obras nos centros. O primeiro a receber a biblioteca itinerante, nos meses de janeiro, fevereiro e março, será o CRAS da Zona Leste, já que não há bibliotecas públicas na região.

A iniciativa surgiu dos bons resultados obtidos no Restaurante Popular, que demonstram que há público interessado em leitura se houver fácil acesso aos livros. “Inicialmente, a biblioteca ficará três meses em cada CRAS, para avaliarmos como será a demanda. Dependendo do resultado, a idéia é incentivar a criação de uma biblioteca permanente”, explica a assistente social Regina Estela de Souza.

O CRAS do Jardim Paraíso receberá o projeto nos meses de abril, maio e junho. Em julho, agosto e setembro, será a vez do CRAS da Zona Oeste e o Conjunto Habitacional receberá os livros nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009.
A biblioteca do Restaurante Popular foi inaugurada em julho de 2008 e empresta, em média, quatro livros por dia. Além dos livros que são levados para a casa, há ainda o empréstimo de revistas que não é registrado.

A faixa etária que mais faz empréstimos vai de 21 a 30 anos (26,13%), seguida pela faixa entre 41 e 60 anos (19,31%) e de 15 a 20 anos (11,36%).

Os leitores são provenientes de todas as regiões da cidade. A Biblioteca do Restaurante Popular atende também pessoas de outras cidades como Botelhos, Ouro Fino, Caldas, São Paulo, Fazendas da Serra e Bela Vista.

Os livros foram doados ao projeto por bibliotecas públicas de Poços e por particulares. A biblioteca atende também os trabalhadores e vizinhos do Restaurante. “As pessoas têm consciência de que o livro foi doado e fazem a devolução. A confiança faz parte da relação. Nós estamos incentivando o hábito da leitura”, destaca Regina.

De acordo com a assistente social, a facilidade de acesso aos livros, bem como iniciativas para atrair o público, como estantes externas, são ações que fazem com que o projeto obtenha êxito. Há também a introdução do hábito da leitura no cotidiano das pessoas.

Para fazer empréstimos de livros na biblioteca do Restaurante Popular, basta fornecer o nome e o endereço, sem nenhum custo.